Hoje vamos conhecer quais são os sobrenomes italianos mais comuns no Vêneto por província e alguns prefixos particulares destes sobrenomes.
Imigração Vêneta
O Vêneto foi a região que mais trouxe imigrantes italianos para o Brasil, entre 1876 e 1920 foram pouco mais de 365 mil italianos oriundos do Vêneto, representando 30% do total de imigrantes italianos.
A população vêneta viu sua esplendorosa República de Veneza ser invadida por Napoleão Bonaparte que cedeu o território para Áustria em troca da Bélgica, em 1866, com a Unificação Italiana, a região voltou a fazer parte do que hoje se entende por Itália.
Porém, as constantes guerras, seguida pelo processo de industrialização eram uma ameaça na vida das famílias camponesas, que viam seus maridos e filhos alistados no exército, enquanto nem mesmo tinham a posse da terra em que trabalhavam e moravam, sujeitas a despejos quando a família adoecia e não conseguia trabalhar.
Por isso deixavam a terra em que nasceram para cruzar o Oceano Atlântico em uma travessia perigosa rumo a terras desconhecidas na esperança de uma vida melhor para a família.
Hoje temos muitos sobrenomes vênetos que integram a sociedade brasileira, descendentes destes pioneiros que desbravaram principalmente na região sul do Brasil, contribuindo significativamente para o desenvolvimento nacional.
Em algumas regiões gaúchas e catarinenses é possível encontrar cidades que preservam o antigo dialeto vêneto, que originou a língua neolatina chamada Talian, ensinada em muitas escolas do sul.
Sobrenomes Vênetos
Os sobrenomes vênetos também tem raízes dialetais como: Pavan, Trevisan, Visentin, Furlan, Schiavon, Trentin, Ballarin, Marangon, Zanon, Perin, Lorenzon e Bressan. É presente o uso do sufixo (ato), como: Bonato, Simionato, Volpato e Marcato. Ou ainda, sobrenomes com a preposição (Dal, De, Dalla), como: De Bona, Dal Farra, Dal Molin, Dal Lago, Dal Zotto, Dalla Vecchia e Dal Corso.
É comum também a presença de sobrenomes com origem germânica, principalmente na Província de Belluno. Saiba mais sobre: ORIGEM DOS SOBRENOMES ITALIANOS
Ao total são 7 províncias venetas e você confere agora os sobrenomes mais comuns em cada uma delas segundo dados do site Cognomix:
- Sobrenomes Italianos em Belluno
- Sobrenomes Italianos em Padova
- Sobrenomes Italianos em Rovigo
- Sobrenomes Italianos em Treviso
- Sobrenomes Italianos em Veneza
- Sobrenomes Italianos em Verona
- Sobrenomes Italianos em Vicenza
Sobrenomes Italianos em Belluno
Os sobrenomes mais comuns na Província de Belluno são:
- Da Rold;
- Dal Farra;
- Bortot;
- Tormen;
- De Bona.
Sobrenomes Italianos em Padova
Os sobrenomes mais comuns na Província de Padova (Pádua) são:
- Schiavon;
- Rampazzo;
- Paccagnella;
- Carraro;
- Varotto.
Sobrenomes Italianos em Rovigo
Os sobrenomes mais comuns na Província de Rovigo são:
- Ferrari;
- Rossi;
- Osti;
- Milan;
- Zanirato.
Sobrenomes Italianos em Treviso
Os sobrenomes mais comuns na Província de Treviso são:
- Pavan;
- Zanatta;
- Vicentin;
- Sartori;
- Pozzobon.
Sobrenomes Italianos em Veneza
Os sobrenomes mais comuns na Província de Venezia (Veneza) são:
- Vianello;
- Scarpa;
- Constantini;
- Ballarin;
- Rossi.
Sobrenomes Italianos em Verona
Os sobrenomes mais comuns na Província de Verona são:
- Ferrari;
- Rossi;
- Avesani;
- Righetti;
- Adami.
Sobrenomes Italianos em Vicenza
Os sobrenomes mais comuns na Província de Vicenza são:
- Rossi;
- Sartori;
- Bedin;
- Rigon;
- Casarotto.
Mapeie a Origem Vêneta
Conheça o curso Origem Italiana com ele você poderá mapear as suas origens venetas, definir a melhor linha de transmissão para a cidadania italiana, encontrar e reunir os documentos necessários e preparar as certidões para a prática da cidadania.
Espero que tenha curtido este conteúdo sobre os sobrenomes italianos comuns no Vêneto e comente aqui embaixo se a sua família é de origem veneta e qual é o sobrenome vêneto?
Um abraço e continue acompanhando o Italinha!
258 Comentários
10/03/2023
Meu bisavô é de Ceneselli comuna de Rovigo,mas não localizei ninguém com meu sobrenome por lá.
13/03/2023
Olá Marcelus, existem ainda 2 famílias com o sobrenome Agnesini residindo no comune de Ceneselli no Vêneto, a maior incidência deste sobrenome na Itália fica na Província de Reggio Emilia, na região da Emilia Romagna. Ao total são 94 famílias com sobrenome Agnesini que vivem na Itália, a origem deste sobrenome está ligado ao prenome de origem grega Agnese (haghnòs).
01/05/2024
Olá Fernanda. Procuro pela família Bee.
02/05/2024
Olá Angela, este sobrenome é bem raro na Itália, a origem é Veneta, possivelmente da província de Belluno onde tem a maior concentração deste sobrenome, mas também existem registros antigos vicentinos.
17/05/2024
Gostaria de saber qual a incidência do sobrenome Michelon, meu tetravô Giuseppe Michelon é de Belluno
17/05/2024
Olá Anderson, Michelon é um sobrenome presente no nordeste da Itália, de origem Veneta, muitos sobrenomes com a terminação em “N” são da região do Veneto: Pierobon, Posseibon, Salvon, etc. E Belluno fica nesta região, apesar das maiores concentrações serem na província de Padova, Vicenza e Treviso nesta ordem. A origem do sobrenome é uma forma dialetal do nome Michele.
21/06/2024
Tudo indica que meu bisavô era de Veneto , procuro por sua certidão de nascimento de Santo Candiani , para minha cidadania italiana Será que vocês podem me ajudar?
22/06/2024
Olá Izabel, sim, nós temos um curso perfeito para você, com ele você faz a pesquisa genealógica completa, solicita os documentos ao comune italiano, você aprende a preparar os documentos para o reconhecimento da sua cidadania se atentando a detalhes que podem fazer a diferença entre a sua documentação ser aceita ou recusada e vai aprender como economizar na legalização dos documentos de uma forma segura. Se chama Origem Italiana e você pode conhecer todos os detalhes aqui: ORIGEM ITALIANA
22/08/2024
Olá, meus avós vieram da região de Vêneto, Treviso, San Fiori do Sopra, Domenico Fadel, Giustina Corte Fadel.
23/08/2024
Que legal Bernardo! Treviso é uma província muito rica de cultura que trouxe milhares de imigrantes para o Brasil.
22/09/2024
Meus bisavôs são de Pádua não encontrei o sobrenome deles que é Borsato
23/09/2024
Olá Angela, não encontrou onde? Aqui no artigo, ou a busca de documentos em Pádua?
Esse artigo são apenas dos sobrenomes mais comuns por província, uma lista bem pequena frente aos milhares de sobrenomes que existem na Itália e por província italiana.
Já em relação a busca de documentos, primeiro Pádua (Padova) não só dá nome a uma cidade (comune), mas também existe a província, nesse caso é muito comum encontrarmos a referência com o nome da província e na hora de achar os documentos na capital desta província (cidade de Pádua) não estarem lá, isso porque os imigrantes eram na maioria camponeses e viviam em cidades pequenas, sendo assim o ideal é buscar nas listas militares.
Através do nosso curso Origem Italiana você aprende a pesquisar no Brasil e na Itália: ORIGEM ITALIANA
08/11/2024
Qual província vem o sobrenome Cingano
11/11/2024
Olá Marcio, o sobrenome Cingano provavelmente se originou no Veneto, por conta da forma dialetal de chamar os Zigaros (conhecidos como ciganos para nós brasileiros), ainda hoje o Veneto é a região com o maior número de famílias com sobrenome Cingano, nas províncias de Venezia, Padova e Vicenza.
01/01/2025
Bom dia
Eu sou Renê Guilherme Schiavon, com 69 anos neto de Federico Schiavon e de Luzia Mingante Schiavon nascido em Trevisso na Província de Canteró.
Gostaria de saber se posso conseguir a dupla cidadania Brasil/Itália.
Sou nascido em Rio Claro, Estado de São Paulo no Brasil em 1955.
Sou filho de Enéas Schiavon que nasceu no Brasil em 1928 na Cidade de Rio Claro SP.
Meu avô (Federico Schiavon) trabalhou na COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO e era condutor de locomotivas e composição ferroviária.
Meu avô teve 8 filhos no Brasil e eu já tive primos que moravam na cidade de São Paulo que foram trabalhar na Du Loren na Itália e conseguiram a dupla cidadania utilizando a documentação do meu avô.
Gostaria de saber se é possível encontrar alguma rastreabilidade dos dados do meu avô.
Antecipadamente agradeço.
21/11/2024
Olá Fernanda o sobrenome Danielli não é muito comum em Treviso não ou sumiu do mapa kkk
26/08/2024
Olá Fernanda, minha bisavó veio da Itália com nove anos , o seu sobrenome e Indiani , não sei se a grafia está certa . Queria saber de qual local era seria .
27/08/2024
Olá Sidnei, não achei numa busca rápida o sobrenome Indiani, mas achei Indiano com maior presença em 2 zonas completamente diversas na Lombardia e na Puglia, o que pode indicar que a origem seria a Puglia, mas que em algum momento durante a industrialização italiana houve uma migração interna na península, isso explica também a imigração para outros países como o Brasil.
Agora para verificar a ortografia do sobrenome o ideal é pesquisar nos registros familiares, no FamilySearch por exemplo é possível acessar os catálogos onde tem o microfilme original dos registros e neles você pode encontrar alguma assinatura de um antepassado que confirme a ortografia correta do sobrenome familiar, as vezes essa informação só vem na pesquisa de parentes colaterais. Através dos documentos você também vai encontrar as possíveis variações dos sobrenomes familiares.
Como a sua bisavó veio criança da Itália, certamente no registro de estrangeiros vai constar o nome do Chefe de Família, do pai ou responsável por ela no momento da travessia, é sempre essa pessoa que você deve buscar nos registros de hospedarias e lista de passageiros.
Se quiser aprender mais sobre tudo isso com o passo a passo das pesquisas faça o nosso curso: ORIGEM ITALIANA
10/09/2024
Sobre esses sobrenomes da pra saber qual região
Moratte
Massoco
Pagamini
Fane
11/09/2024
Olá Selma, primeiro tem que verificar a ortografia destes sobrenomes, acredito que Moratte, possa ser Moratti;
Massoco, possa ser Mazzocco ou Massocco;
Pagamini, seja Paganini (nome daquele macarrão, sabe?);
E Fane, pode ser Fane mesmo ou ainda Fanni, Fame, Fanna, Fanny, ou até Fany.
Outra coisa a se entender nessa pesquisa é qual a relação destes sobrenomes, imagine um casal que morava na Itália ao pesquisar pelos sobrenomes de cada um (já que a mulher não adquire o sobrenome do marido) você pode até definir uma região ou até uma província para refinar a pesquisa.
Agora, imagine um casal de imigrantes que se conheceram no Brasil, mas ele é da província de Padova e ela da província de Bergamo, de nada adiantará cruzar a pesquisa de sobrenomes.
Você pode usar o COGNOMIX para pesquisar a difusão dos sobrenomes na Itália, levando em conta essa variação de ortografias e essas considerações sobre as relações familiares.
Contudo, ainda sim a pesquisa de sobrenome é apenas um passo inicial para chegar aos comuni (cidades) de nascimento dos seus antepassados, existem outras pesquisas complementares que você aprende no curso ORIGEM ITALIANA.
13/11/2024
Meus bisavós vieram da Itália mais quase não acho informações com o sobrenome Pavani pelo que sei eram de Rovigo
13/11/2024
Olá Janaína, Pavani é um sobrenome bem comum, com mais de 1200 famílias na Itália, muitas das quais entre o Veneto, Lombardia e Emilia-Romagna.
Se os seus antepassados eram de Rovigo, uma parte dos registros militares estão sob tutela de Padova.
“Liste di leva: Le fonti si conservano nei fondi: Ufficio di leva di Padova, per le liste di leva dei maschi nati nei comuni del mandamento tra il 1846 e il 1949; Ufficio di leva di Rovigo, per le liste dei nati nel mandamento tra il 1855 e il 1944”
Com uma data aproximada de nascimento é possível pesquisar as listas militares, você tem o passo a passo no curso Origem Italiana.
16/09/2024
Gostaria de saber da onde é o sobrenome pierobon
16/09/2024
Olá Nathan, o sobrenome Pierobon vem no nome próprio Petrobonus, um dos primeiros registros deste nome ocorreu em Bologna em 1200 d.C., o sobrenome que deriva deste nome é muito comum na província de Padova e Belluno, mas possui famílias em outras províncias do norte em menor concentração. Para saber exatamente de onde vieram seus antepassados, obtendo os documentos deles, sugiro o nosso curso: ORIGEM ITALIANA, pois tem o passo a passo da pesquisa completa e não apenas essa pesquisa simples de sobrenome.
17/11/2024
Procuro pelo sobrenome Baldasso
18/11/2024
Olá Margarete, tudo bem? Baldasso, pode ser uma variante do nome germânico medieval “Ubaldo”, ou ainda Teobaldo. No Vêneto a maioria dos Baldasso se encontram na província de Treviso.
27/12/2024
Procuro por Família Anselmi
18/10/2024
Procuro o pelo sobrenome Dallafina
21/10/2024
Olá Marcus, Dallafina é um sobrenome que se encontra nas seguintes regiões italianas: Veneto, Emilia-Romagna, Piemonte e Lombardia. E existe também a versão separada, Dalla Fina, típico da província de Vizenza. O interessante desse sobrenome é que ele deriva do nome de uma matriarca: Serafina, Adolfina ou similar. Significa “os (filhos) da fina”
Se você quiser aprofundar sua pesquisa para a cidadania italiana, faça o nosso curso: ORIGEM ITALIANA
12/11/2024
Olá 👋, Pellucci na Cala ria?grata!
13/11/2024
Acho que a pergunta ficou incompleta, não entendi muito bem Valdirene.
Seria se o sobrenome Pellucci é da Calábria? Isso?
Hoje, pesquisando no Cognomix, eu vejo que a maioria das pessoas com este sobrenome vivem no centro-norte da Itália, mas analisando o sobrenome faz sentido ser um sobrenome do sul, considerando ainda que houve uma intensa migração interna na direção sul-norte na Itália na fase de industrialização.
O que vai revelar esse mistério são os documentos dos seus antepassados, a pesquisa nos registros de navios, na hospedaria de imigrantes, em certidões de batismo, em cartões de estrangeiros e outros documentos que podem conter a origem do seu antepassado. Certo?!
Para isso nós temos o curso Origem Italiana com o passo a passo da pesquisa genealógica.
25/12/2024
Sobrenome dos meus avós maternos
Zangrandi , Rabelo, Rodrigueiro
27/06/2024
Olá, estou procurando pelo sobrenome para localizar a árvore da família na Itália.
27/06/2024
Olá Rogério, qual sobrenome?
28/06/2024
gostaria de saber se o sobrenome meneguetti e miliano são italianos? na minha família tem esses dois sobrenomes
28/06/2024
Olá Isabella, certamente são, mas podem ter erros de grafia, no caso de Meneguetti é Meneghetti, esse GUE é GHE na Itália, e no caso de Miliano, existe Miliano teria que verificar se seria Milano, Milliani ou Emiliani. Só a pesquisa genealógica da sua família para trazer mais detalhes para avaliar a grafia correta destes sobrenomes. Mas, em todo caso ambos os sobrenomes da sua família tem origem italiana.
Se quiser aprender como fazer a pesquisa genealógica para chegar até o comune (cidade) de nascimento dos seus antepassados, para solicitar estes documentos religiosos ou civis com modelos de e-mails prontos, ter controle total da sua documentação preparando estes documentos para reconhecer a sua cidadania economizando muito, se inscreva no curso ORIGEM ITALIANA.
20/07/2024
Olá. Tenho a certidão de nascimento de um tataravô.
Bancaro – Vicenza.
Como pesquisar nos cartórios Italianos?
23/07/2024
Olá Tatiana, não existe cartório na Itália, não como no Brasil. Primeiro você tem que descobrir através da data do registro se se trata de um registro civil ou religioso, porque no registro civil você entra em contrato com o Ufficio di stato civile e se for religioso com a Diocese ou Paroquia. Só tem uma coisa, pesquisei aqui e Bacaro não é um comune (município), também não é uma frazione (distrito). Então, teria realmente que chegar ao nome correto desta cidade para solicitar essa documentação.
Você pode solicitar via e-mail, no curso ORIGEM ITALIANA nós temos modelos prontos de e-mail civis e religiosos, também ensinamos qual o formato correto e os cuidados que você deve ter ao solicitar os documentos brasileiros e italianos. Além disso tem módulos dedicados a pesquisa genealógica que podem te ajudar a definir melhor a localidade e um módulo dedicado ao preparo da documentação para o reconhecimento da cidadania italiana.
Acesse e conheça: ORIGEM ITALIANA
07/08/2024
Meu bisavô era Cian, mas no Brasil acabaram colocando S e ficou Sian
12/08/2024
William, isso é muito comum, esses erros gráficos ou “aportuguesamentos”. Não sei se você já reconheceu a cidadania italiana, mas nesses casos, geralmente é necessário fazer a retificação (correção) de todos os documentos dos antepassados da linha de transmissão onde consta esse erro. Quando é só um aportuguesamento de nome é mais tranquilo, mas hoje as análises estão cada vez mais rigorosas.
Se precisar de orientação avise. Abraços.
24/08/2024
Procuro informações
Família FRANZÃO
26/08/2024
Flávia, Franzão é um sobrenome que só aparece no Brasil, portanto posso supor que é um sobrenome que sofreu alguma modificação, o ideal é pesquisar os documentos familiares para descobrir a grafia correta e determinar se é ou não um sobrenome italiano, caso você já tenha certeza que a família tem origem italiana, na Itália tem alguns sobrenomes semelhantes: Franzoi, Franzin, Franzoso, Franz, Franzan.
Mas, precisa realmente fazer a busca dos documentos da família, se quiser aprender como faça o nosso curso: ORIGEM ITALIANA
29/12/2024
Fernanda, tudo bem? Mandei uma mensagem e você gentilmente respondeu pra mim. Era sobre o sobrenome do meu bisavô, que foi de Cian para Sian. Você ofereceu me ajudar e tenho interesse. Poderia entrar em contato? Grato!
22/09/2024
Olá Fernanda
Estou com dificuldades de encontrar meu Bisavô Pietro Della Vecchia, filho de Santo Della Vecchia, tem um sobrenome Dalla, que acredito ser de outra familia. É da Regiao de Vêneto possivelmente em Schio
23/09/2024
Olá Beatriz, tudo bem?
Leia o artigo: https://italinha.com.br/familia-dalla-vecchia-e-della-vecchia/
Se não achar nenhuma conexão no artigo, tem o livro Meus Nonos Italianos mais detalhado, tem o link do livro na Amazon neste artigo que eu te enviei.
17/10/2024
Olá Marcelus! Meu bisavô materno era Agnesini da região do Veneto.
Os que nasceram no Brasil da minha família tem o sobrenome Anhesini. Sou de São Paulo.
12/01/2025
Ola gostaria de saber a origem de Pangadi ou Pangardi
27/03/2023
Meu esposo possui dois sobrenomes italianos, Casanova e Ganzer. Em que regiões da Itália eles são mais encontrados?
28/03/2023
Olá Janice, Casanova é um sobrenome difundido em toda Itália, com maior presença na região do Vêneto. Já o sobrenome Ganzer só é encontrado no norte italiano, principalmente na província de Vicenza, nos comuni de Cismon del Grappa e Valbrenta.
20/05/2024
Sobrenome Prá
20/05/2024
Olá Wileana, tudo bem? Sobrenome conciso esse, bem vamos lá. Não achei Pra, mas achei sobrenomes semelhantes: Dal Pra, Da Pra, Da Prà, De Pra, Del Pra e Del Prà. São sobrenomes encontrados na região do Veneto, querem dizer que a pessoa que recebeu esse apelido que virou sobrenome era proveniente de cidades como: Prà (PD), Pra di Este (PD), Pra Cividella ou Pra della Fratta nel Cadore. Ou ainda do comune di Prato, na Toscana.
É importante dizer que tem uma diferença entre descobrir onde o seu antepassado nasceu e se casou, informações que são usadas para solicitar os documentos para a cidadania italiana. E esse apelido de proveniência que deu origem ao sobrenome, pode ser que um ancestral que vivia em Prà, Padova, recebeu esse apelido quando se transferiu para a província de Belluno, depois esse apelido virou o sobrenome dos descendentes.
Por isso, se quiser de fato estudar a origem italiana para a cidadania, conheça o nosso curso: Origem Italiana
27/06/2024
Olá minha bizavo era de treviso e o nome dela é crossi Emília. Bom eu acho . Isto foi o que minha prima falou. Será que na Itália o sobre nome Emília tem em treviso?
27/06/2024
Olá Wilyanne, tudo bem? Imagino que haja um problema de interpretação no nome da sua antepassada italiana, no modo formal de escrita italiano se usa primeiro o sobrenome e depois o nome, então Emilia deve ser o nome e Crossi o sobrenome, mas considere também que este sobrenome pode ter algum erro de grafia e ser algo como Crosio, Crossi, Crosia ou até mesmo Grossi.
O ideal é pesquisar nos documentos familiares, não só dos familiares na linha de transmissão, como dos familiares co-laterais também irmãos da sua antepassada, por exemplo. Inclusive por ela ser mulher o ideal é identificar o nome do pai, ou dos irmãos para as pesquisas nas listas militares a fim de precisar a cidade exata do nascimento, pois Treviso se refere provavelmente ao nome da Província.
Se vocês estão planejando reconhecer a cidadania italiana, invistam no curso Origem Italiana que você vai aprender muito mais sobre pesquisa genealógica, vai aprender a pesquisar, solicitar os documentos no Brasil e na Itália e tem o passo a passo do preparo da pasta nos mínimos detalhes.
Vale o investimento!
05/04/2023
Boa noite tenho sobrenome.Galazzi de minha Bisavó nos documentos está que era VERONA – ITALIA esse sobrenome e comum nesta região da ITALIA
Meu tataravos chamavam
JOSE GALAZZI
MARIA STUFANI
06/04/2023
Galazzi é um sobrenome com predominância no norte da Itália entre Lombardia e Emilia-Romagna, encontrado principalmente na Província de Bologna (Bolonha), com origem no nome Galassus. Já Stufani é presente no Lazio e Toscana.
11/06/2023
Boa noite sobrenome do meu esposo é lescio o seu bisavo era de veneto veio para o Brasil.
Mas não sei se ainda existe pessoas com este sobrenome lá. Gostaria de saber.
Obrigada
12/06/2023
Olá Lilian, existe sim esse sobrenome na Itália, são 60 famílias com este sobrenome, a maioria no norte, principalmente nas regiões de Trentino-Alto Adige e Piemonte. No Veneto restam 6 famílias, em Padova, Rovigo e Veneza.
24/05/2024
O sobrenome Borsana
27/05/2024
Olá Tatiane, este sobrenome tem muitas variações: Borsana, Borsano, Borsani. É encontrado nas regiões do Piemonte, Ligúria, Lombardia. Provavelmente indica proveniência de Borsano, um comune que fica na província de Varese na Lombardia. Mas, isso não significa que seus antepassados eram deste comune, apenas que este sobrenome é derivado de alguém que era de lá em algum momento histórico.
20/07/2024
Olá..
Gostaria de saber mais,sobre a família Querotti ou queroti
23/07/2024
Olá Edson, me parece ser um sobrenome bem raro, existe uma família na provícia de Bérgamo em Castelli Calepio, não sei se é o comune de origem da sua família, mas não tem muitos sobrenomes com (QUE). Porque Querot é frances, mas se você sabe que a sua família é de origem italiana, vale uma pesquisa familiar mais aprofundada e nos registros civis.
24/04/2023
Sobrenome Imbrunito, o Avô do meu Bisavô veio da Itália para o Brasil em 1888, ele era de Pazzonovo, Vêneto. Se chamava Antônio Imbrunito e seu filho, era o Pietro Egídio Imbrunito
25/04/2023
Que legal Vitor!
07/05/2024
Família Grobbério na região do Veneto, sabe se tem ainda por lá?
07/05/2024
Olá Marilda, ainda existem familiares Grobberio na província de Verona, se um dia você entrar em contato com os familiares por lá vou dizer que de duas uma: ou você vai encontrar pessoas que assim como você se interessam pela história da família, na minha família eu tenho um parente que fez toda a árvore genealógica na Itália, publicou um livro, ajudou a divulgar o livro publicado no Brasil, um amor de pessoa. Já a experiência do meu marido foi completamente diferente, ele que é neto de italiano, o avô nasceu em Salò, quando tentou falar com uma familiar via rede social, a parente foi bem ríspida e não havia nenhum interesse de contato, talvez ela imaginou que nele do “terceiro mundo” quisesse alguma coisa. Por isso, eu diria a todos que um dia pensam em contatar a “família” na Itália, controle suas expectativas! É sempre melhor não se empolgar demais, se achar um parente gentil será uma grata surpresa e se achar um parente grosseiro não irá se frustrar.
30/04/2023
Meu avô é da família Sanitá, de Rovigo em Vêneto…mas nunca achei esse sobrenome nas pesquisas,na certidão de nascimento dele consta essas informações!!
01/05/2023
Olá Alecssandro, tudo bem? Existem hoje mais de 800 famílias com o sobrenome Sanita espalhadas pela Itália, sendo a maioria presente no Lazio. Já o sobrenome Sanità, são 52 famílias, em Rovigo é um sobrenome presente nas cidades de Trecenta, Lendinara, Occhiobello, Villanova del Ghebbo, San Bellino, CastelGuglielmo, Stienta, Giacciano con Baruchella. Na língua italiana o assento agudo é inverso ao português.
18/06/2024
Meu bisavô é de Rovigo e o sobrenome é Ravagnani, gostaria de saber se tenho parentes ainda por lá ❤️
18/06/2024
Olá Gislaine, tudo bem? Se você encontrou que o seu avô é de Rovigo, considere que pode ser uma referência a província de Rovigo e não ao comune de Rovigo, é importante dizer isso porque muita gente tenta encontrar as certidões na “capital” e se frustra, por isso é importante saber a cidade exata.
Com relação aos Ravagnani de Rovigo, existem 95 famílias em toda província de Rovigo, em 18 cidades, você pode buscar contato com as famílias, mas o ideal é que você tenha mais informações sobre o seu bisavô, para encontrar familiares mais próximos e de preferência falar com os familiares mais idôneos, que geralmente tem mais interesse em conhecer o destino dos emigrados e em contar a história dos que ficaram.
03/05/2023
Ola tudo bem? Meu bisavô família Montani veio de Belluno, será que existe família Montani lá nos dias de hoje ?
04/05/2023
Olá Isabela, tudo bem? Na Itália são cerca de 1500 famílias com sobrenome Montani, já na Província de Belluno restam apenas 2 famílias, uma no comune de Selva di Cadore e outra no comune de Cortina D’Ampezzo.
09/05/2023
Olá eu gostaria de encontrar famílias que vivem em Itália na região de Vêneto belluno com o sobrenome “de bona”
11/05/2023
Olá Thainá, a família De Bona é originária do Vêneto, a maior parte da Província de Belluno, nas cidades de Belluno e Longarone.
09/05/2023
Olá gostaria de saber se há famílias registradas na comuna de longarone, província de belluno, Vêneto, com o sobrenome “damian”
11/05/2023
Olá Thainá, existem 11 famílias com o sobrenome Damian em Longarone.
10/05/2023
Olá tudo bem? O meu bisavô era Luiz Tezotto veio da região de Venezia, mas não localizei em nenhum pesquisa, pq será?
11/05/2023
Paulo, realmente este sobrenome é absurdamente raro, eu achei uma variação Tezzot, com apenas 3 famílias em Veneza. Aparentemente está ligado ao armazenamento de Nitrato de Potássio (Tezze), hoje as famílias de sobrenome Tezotto estão concentradas no Brasil.
13/05/2023
Olá, meu bisavô era Cláudio Bosso, mas nunca consegui nenhuma informação de que parte da Itália ele poderia ter vindo. Poderia me ajudar? Obrigada
13/05/2023
Olá Veronica, Bosso é um sobrenome italiano mais comum na região do Piemonte, onde existem 319 famílias, mas também tem um cepo em Nápoles, onde existem 181 famílias com este sobrenome. Infelizmente apenas a pesquisa de sobrenome não serve para identificar o comune exato de proveniência dos antepassados, pois pegando o seu exemplo de sobrenome tem famílias Bosso em praticamente todas as regiões da Itália. O ideal é fazer essa a pesquisa genealógica, com informações mais detalhadas, vou te mandar um e-mail para ver o que podemos fazer no seu caso. Um abraço.
04/07/2023
Olá, o sobrenome da minha trisavó era Valle, pelo que eu soube pelos meus tios avós e pelo meu vô ela era da Itália.
Mas, não consigo achar a região onde era mais comum esse sobrenome.
Eu não achei, mas vc poderia me ajudar?
07/07/2023
Olá Eliel, Valle é um sobrenome italiano muito comum, na Itália são mais de 9 mil famílias espalhadas em todas as regiões. Para descobrir o local exato você tem que fazer uma boa pesquisa genealógica, através dos documentos dos seus antepassados, nos registros de hospedarias, registros de navios, localizando outros dados que possam ajudar nessa pesquisa. Comece montando a árvore genealógica dela, aqui tem um modelo: https://italinha.com.br/arvore/
08/07/2023
Muito obrigado Fernanda.
Tbm tem o sobrenome Miliano que eu também n achei a região. Vc pode me ajudar?
10/07/2023
Olá Eliel, Miliano é mais presente no sul, nas regiões da Campania, Calabria e Sicília. Porém, existem algumas famílias ao norte. Sendo assim, só pelo sobrenome não é possível determinar uma área de pesquisa reduzida, você deve cruzar esses dados com outros sobrenomes familiares e ampliar a pesquisa através dos documentos civis, e/ou religiosos, do seu antepassado. Incluindo também registros de hospedarias, registros de passageiros dos navios, para chegar ao lugar exato de proveniência do seu antepassado.
13/07/2023
Verônica, sei que meu bisavô materno,Giuseppe Marcuzzo nasceu na província de Treviso, não identifiquei o sobrenome. Tens alguma informação?
14/07/2023
Olá Eunice, ou Verônica. O sobrenome Marcuzzo tem maior predominância na província de Treviso no Vêneto, são 177 famílias, o maior número se concentra no comune de Ordezo, sendo que se originam do prenome Marco. Muitos da família Marcuzzo emigraram para o Brasil, incluindo 3 Giuseppe`s. Possivelmente Giuseppe Marcuzzo é um caso de famílias com muitos homônimos (pessoas com o mesmo nome e sobrenome).
02/07/2024
Eunice, meu trisavô era Giuseppe Marcuzzo, casado com Maria Lígia Baldo. Será q é o mesmo?
21/07/2023
Muito obrigado Fernanda.
27/07/2023
Olá Fernanda , o bisavô do meu marido é Giusepe Marcuzzo , estamos buscando identificar onde conseguimos documentos desses imigrantes saberia me dizer ? Estou indo a Itália semana que vem e vou até Veneza , não sei se pessoalmente conseguimos mais informações
28/07/2023
Oi Juliana, você precisa descobrir em que comune (cidade) se encontra o documento, o documento pode ser civil, ou dependendo da época religioso. O civil é com o Stato Civile municipal, já o religioso é com a Diocese ou na Paróquia. Se você não sabe a data de nascimento, o nome dos pais do Giuseppe Marcuzzo e a cidade exata, você pode tentar pesquisar nas listas militares da província (Archivio di Stato), alguns tem banco de dados online, outros não. Você realmente precisa de um indicativo para iniciar essa pesquisa, porque a Itália é grande com milhares de cidades, são 107 províncias.
04/08/2023
Olá Fernanda, meu bisavô é Andrea Costa, veio da comune di Valstagna, não encontrei registro do sobrenome na sua lista, mas gostaria de saber se ainda existem famílias com esse sobrenome pela região.
Parabéns pelo trabalho!
07/08/2023
Oá Flavia, essa lista é apenas dos sobrenomes mais comuns, não é uma lista com todos os sobrenomes da região do Vêneto.
Sobre a pergunta, existe um site chamado: Pagine Bianche (páginas brancas), onde você pode pesquisar se existem pessoas com este sobrenome Costa listadas em Valstagna, hoje na realidade comune di Valbrenta.
05/08/2023
Bom dia! Sobrenome de meus trisavós que são de Santa Justina é Rossetti. Porém, estou com muita dificuldade para encontrar o registro de óbito deles no Brasil para localizar o nome de seus pais e finalizar a busca de documentos.
07/08/2023
Olá Adriana, tem uma outra certidão que traz o nome dos pais dos seus trisavós, é a certidão de nascimento em inteiro teor, pois nela tem o nome dos pais e dos avós da criança. Outra coisa, as mulheres italianas não adquirem o sobrenome do marido, a sua trisavó tem o sobrenome da família dela e se eles são casados na Itália o sobrenome dela pode ajudar a descobrir qual é a província de proveniência da família e até mesmo qual o comune em que se encontra a certidão de casamento. Sobre o óbito é normal que ao se tornarem idosos, eles tenham se mudado para a casa de alguma filha/filho para passarem seus últimos anos.
31/12/2024
Sobre nome Gaetano BALSAN
05/08/2023
Olá,
Gostaria de informações sobre a família Massuchetto.
Até onde pesquisei uma única família veio para o Brasil e se estabeleceu em Campo Largo, no Paraná.
07/08/2023
Olá Dani, provavelmente a grafia correta é Mazzuchetto ou Mazzuchetti. Estes sobrenomes tem maior concentração nas regiões da Lombardia e do Piemonte, províncias de Bergamo, Torino e Biella. Se o seu objetivo for a cidadania, comece juntando as certidões de nascimento, casamento e óbito dos seus antepassados até descobrir quem é o italiano emigrado. Tem listas de navios, tem a pesquisa em listas militares, mas tudo depende das referências iniciais e da qualidade das informações que você agrega na pesquisa.
06/08/2023
Ola. Descobri que meu sobrenome Mareco é de origem italiana de Veneto. Como faço para iniciar as buscas pela linhagem e saber mais informações? Obrigada
07/08/2023
Olá Nidia, como você descobriu? O inicio é sempre o mesmo, você monta a sua genealogia, sua árvore familiar, reune mais informações, verifica a ortografia do nome e do sobrenome, tenta localizar a província correta na região do Vêneto através do cruzamento de dados, se nenhuma fonte brasileira trouxer a origem exata, você parte para as fontes italianas.
13/08/2023
Olá 🙂 o nome do meu bisavô era Pietro Grande e minha bisavó Carmela Petito! Pode me ajudar a encontrar + informações? Obrigada!
14/08/2023
Olá Giovanna, o sobrenome Grande tem mais de 5 mil famílias na Itália e uma difusão grande. Já o sobrenome italiano Petito possui uma concentração notável na região da Campania, Província de Caserta. Reúna mais informações (nome dos pais, ano aproximado de nascimento), então uma ideia é começar a pesquisa nas listas militares da Província de Caserta.
20/08/2023
Minha família é Rosolen de treviso, mas não localizei de qual cidade poderiam ter vindo, ainda existe alguma família Rosolen?
21/08/2023
Olá Victor, existem 245 famílias em toda a província de Treviso, pesquise nas listas militares com o nome completo dos seus antepassados homens para precisar o comune, pois geograficamente é difícil precisar.
31/08/2023
Meu avô materno é de Rovigo, Vêneto. Sobrenome é Stoppa . No Brasil não é um sobrenome comum. Será que é nesta região da Itália ?O do meu marido é Serrano de origem italiana, da Calábria . Tb não é comum, é mais comum na Espanha .
01/09/2023
Stoppa é um sobrenome que pode estar associado ao trabalho fabricação de sofás ou revestimentos de navios, ou ainda ser um apelido atribuído a aparência física do seu antepassado. Tem cepos com este sobrenome na Lombardia e no Vêneto. Para saber de fato o local de nascimento do seu antepassado, uma boa ideia é pesquisar nas listas militares, no caso da província de Rovigo, estas listas se encontram no Archivio di Stato di Padova.
Você também mencionou que o sobrenome Serrano do antepassado do seu marido que tem origem na Calábria é mais comum na Espanha e isso tem um motivo, entre 1559 a 1713, a Espanha governava diretamente os Reinos de Nápoles, Sicília e Sardenha, e o Ducado de Milão. Isso significa que a parte sul da península itálica, onde hoje fica a região da Calábria, era de domínio Espanhol, influenciando até o molho de tomate que temos nas pizzas, “salsa spagnola“. A imigração calabresa no Brasil foi mais concentrada nas cidades, principalmente SP, vale uma boa pesquisa em RNE – Registro Nacional de Estrangeiros.
08/09/2023
Meus bisavós vieram da região do Vêneto também, hoje encontro famílias nas cidades próximas a “ portogruario de folssata”, Meu avó Victorio Drigo e seus irmãos, Ricieri Drigo e Egisto Drigo
11/09/2023
Olá, minha família é Danella, existe alguma família em alguma região da Itália com esse sobrenome?
12/09/2023
Olá Ana, tudo bem? Danella é um sobrenome com apenas 88 famílias na Itália, a maioria está presente na região do Lazio, tanto na província de Roma como na Província de Frosinone.
12/09/2023
Olá, gostaria de saber qual a região da origem do sobrenome Danella
12/09/2023
Olá! Minha família Galbero veio da região de Verona.
16/09/2023
Bacana demais, gostei !
18/09/2023
Rodrigo, um colecionador de sobrenomes italianos! 🙂
16/01/2025
Ola, meu bisavô era Benedetto Magosso e veio de Rovigo. Meu tataravô era Domenico Magosso e a mulher Carla Ferrarresse. Será que ainda tem parentes com esse sobrenome?
16/09/2023
Camposampiero maior parte dos meus antepassados.
Clemente Bonato
Stella Rizzo
18/09/2023
Que legal Rodrigo, Padova trouxe muitos imigrantes para o Brasil e eles trouxeram na mala uma cultura riquíssima, principalmente gastronômica. E onde eles viveram quando chegaram no Brasil?
16/09/2023
Creio que na Itália seja escrito Tipo CHELI. E aqui no Brasil teve a sua mudança para Cheles. Mas tenho curiosidade de saber de fato de como é este sobrenome. Na França tbm encontrei esse sobrenome CHELES, qual seria a ligação entre a Itália e França com relação ao sobrenome.
16/09/2023
Minha mãe conta que o seu avô era italiano. Creio eu q da região do Vêneto, ele se chamava Antônio Martins Cheles. Gostaria de saber de fato sobre esse sobrenome. Talvez a pronúncia e a escrita na Itália seja diferente. Tipo CHELI.
18/09/2023
Olá Graziela, na Itália tem vários sobrenomes similares: Cheli, Chelli, Chielli, Chiella. Chieli tem maior incidência na Toscana, mas a única coisa que vai definir a grafia correta e a origem exata é a sua pesquisa genealógica, converse com seus familiares, pode ser que alguém tenha guardado os documentos antigos do seu avô, com fotos, passaporte e coisas do tipo, pesquise também as certidões em inteiro teor de óbito do seu bisavô e a certidão em inteiro teor de nascimento do filho(a) dele, pois ali tem o nome dos pais dele. Compare as certidões para ter uma ideia de grafia, uma ideia de data de nascimento, uma ideia de origem e o nome aproximado dos pais dele.
20/09/2023
Castegnaro é o sobrenome dos meus antepassados com origem em Zermeghedo e Montebello Vicentino, Vicenza.
Procuro há 20 anos pelo meu antenato Giuseppe Castegnaro nascido entre 1883 e 1884 naquela região e nada encontrei. Ele veio de lá em 1889 para o Rio de Janeiro com 6 anos.
20/09/2023
Olá Marlene, você chegou a entrar em contato com o Ufficio di Stato Civile di Zermeghedo e Montebello Vicentino? Pesquisou nas listas militares pelo nome do pai ou tio para verificar qual o comune exato? Existe a possibilidade do Giuseppe ter nascido em outro lugar e a família ter se mudado depois para essa localidade? Vale aprofundar a pesquisa no Archivio di Stato di Vicenza .
28/09/2023
Ola bizavo era italiano, sobrenome Tino e Botton.
Será de qual região
30/09/2023
Olá Herlins, o sobrenome Tino é bem difuso atualmente na Itália, mas pode ter origem na Calabria ou Campania, visto que houve uma migração do sul para o norte na pós-industrialização. Já Botton parece ser Vêneto, essa terminação ON é típica do Vêneto, como: Zanon, Marangon, Pavan, Bressan, Trevisan.
29/09/2023
Em 1876 chegaram em Vitória, Espírito Santo um pedaço da minha família, sobrenomes que foram se cruzando em matrimônios.
Bonato, Rizzo
Bonato, Regatieri
Bonato, Torezani
Bonato, Ferrari
Bonato, Boschetti Gonzalez
(As mães das esposas de sobrenomes, Meanti, Bolzani, Casoti, Vilá e Binata (esse não achei em nenhum lugar, talvez erro de cartório).
30/09/2023
Olá Rodrigo, que legal a sua pesquisa, de que região são? Os sobrenomes das mães das esposas, podem ter sido aportuguesadas, Vilá pode ser Villa, Casoti ser Casotti, Bolzani existe na Itália, mas pode ser Borsani, Meanti também existe na Liguria e Meante no Veneto. Se elas se casaram na Itália, cruzando os dados com os sobrenomes dos maridos, fica mais fácil de precisar as origens dos sobrenomes pela região.
16/10/2023
Olá Fernanda, meu sobrenome e Billo sempre tive muita curiosidade de saber qual a origem de sobrenome e de que parte da Itália ele é mais comun.
17/10/2023
Olá Felippe, Billo é um sobrenome que é uma modificação dialética, da palavra Bellus, belo em portugues, ou uma variação do nome medieval Billiricus, existem muitas variações com: Billi, Billo, Billò, Billone, Billoni. Sendo que Billo tem maior presença na região das provincias de Verona e Vicenza.
17/10/2023
Meu bisavô é da região de Chiarano em Treviso, sobrenome Zago.
19/10/2023
Olha que legal, Chiarano é um exemplo de comune que fica bem distante da capital da Província, a 42km do comune di Treviso, quase na província de Veneza.
21/10/2023
Meu avô era da comuna di susegano, Treviso , família Moreton
23/10/2023
Que legal José!
07/06/2024
Sou de sobrenome zancanella.
Meu bisavô veio da Itália.
Não sei nada da história.
Meu avô nasceu em um navio Italiano.
07/06/2024
Olá Marlene, hoje sou eu quem vou te questionar.
A pergunta é: você tem o registro do navio com o nascimento do seu avô? Ou é uma história de família?
Dificilmente haviam nascimentos em navios, até porque a viagem durava aproximadamente 1 mês,
por isso, ou a mulher dava a luz antes do embarque, ou esse registro está no Brasil.
De qualquer forma só a pesquisa genealógica vai trazer essas respostas pra você, a pesquisa familiar é importante, mas as informações tem que ser validadas com registros.
Se quiser aprender a fazer uma ótima pesquisa para descobrir verdadeiramente a origem da sua família e ainda aprender a organizar a documentação para o reconhecimento da cidadania italiana, faça o nosso curso: ORIGEM ITALIANA.
31/05/2024
Boa tarde , Fernanda. Existe a família Lannia, em Paola, Conzenza Calabria? Obgda
31/05/2024
Olá Angela, existe a família Lannia na província di Cosenza, não sei dizer se especificamente no comune di Paola.
04/11/2023
Olá,
Existe ainda o sobrenome Vezaro na região?
06/11/2023
Olá Vitoria, tudo bem? Existem 438 famílias com sobrenome Vezzaro na região do Vêneto, boa parte delas na província de Vicenza.
09/11/2023
Encontrei o sobrenome do meu avô Simionato ,segundo minha mãe meu avô dizia que tinha judeus também isso nos deixa em dúvida,pq sabemos que a região de vêneto havia muitos judeus ,vc poderia me informar se o sobrenome Simionato pode ser um sobrenome judeu Italiano ou só italiano mesmo?
Grata
19/11/2023
O sobrenome Clemente é de origem italiana? Não consigo achar muita coisa sobre ele nas pesquisas e, quando acho, grande parte das vezes é dito que vem da Itália, mas outras poucas dizem que é de Portugal. Teria algo a me dizer sobre isso?
20/11/2023
Olá, boa tarde. Tudo bem? Eu gostaria de saber se o sobrenome Clemente é de origem italiana. Estou indo a fundo nas pesquisas mas acho pouco sobre ele e, do aue eu acho, boa parte diz que é italiano e outras poucas diz que é português. Teria algo a me dizer sobre?
20/11/2023
Olá tudo bem? Qual a origem do sobrenome ROSO da minha bisavó? Obrigada!
05/12/2023
De que parte da Italia veio o meu sobrenome “Bellato”
20/12/2023
Minha família é Campese, em breve estaremos com a cidadania graças aos nossos antepassados que vieram de Vicenza .
22/01/2024
Que ótima notícia Mayara!
27/12/2023
O sobrenome da minha bisavó é Calve, consta da certidão de óbito que ela nasceu em Veneza. Não tenho a certidão de nascimento. Como posso conferir o local de origem dela?
22/01/2024
Olá Deize, provavelmente quando fala em Veneza não seja referente a cidade (comune), mas a città metropolitana di Veneza que abrange 44 cidades. Neste caso para encontrar o comune exato o ideal seria pesquisar nas listas militares, como é a sua bisavó, a pesquisa terá que ser pelo nome dos irmãos ou do pai, que pode ajudar a encontrar alguma pista de onde ela nasceu. Pesquise no Archivio di Stato di Venezia com a grafia correta do nome e sobrenome: https://leva.archiviodistatovenezia.it/
28/12/2023
Harmonia e paz! Peço a gentiliza de comentar sobre a familia Pillon/pilon. Nas pesquisas encontrei referências de origem na frança.
Porém, o que nos interessa é a origem italiana, pois o bisavô veio da provincia de Belluno, Veneto. Chama-se Giovanni Pillon, de filiação Giueseppe Pillon e Antonia Pillon( Dotto de nascimento). Agradeço antecipadamente. Atenciosamente. mário
22/01/2024
Mário, se o seu bisavô veio da província de Belluno, se ele nasceu lá, você pode pesquisar no Archivio di Stato di Belluno, para descobrir o comune exato de nascimento do seu bisavô, a pesquisa é pela classe que se refere ao ano de nascimento dele.
04/01/2024
Olá Fernanda, bom dia!
Gostei bastante de saber a origem do meu sobrenome. Alguns familiares já tentaram conseguir a cidadania italiana, mas sem sucesso. Meu sonho é conhecer a Itália algum dia..
Obrigada por compartilhar informações tão importantes!
Abraços.
12/01/2024
Oi Fernanda! Tudo bem?! Sabe dizer algo sobre a origem da familia Magnaboschi na comuna de Roana?! Meus eram italo-austríacos, só enccopntro informações sobre o cemitério britânico de Val Magnaboschi na região e nada mais sobre a família. Agradeço seu retrno.
22/01/2024
Olá Alberto, o sobrenome Magnaboschi, seria algo como “grandes bosques” no sentido literal, existe a possibilidade da origem ser justamente da localidade de Val Magnaboschi em Roana, Vicenza, no período medieval os sobrenomes eram dados dessa forma, o FULANO vivia perto do bosque então seu sobrenome poderria ser Magnabosco, ou a pessoa trabalhava na floresta e por ai vai. Em Roana o sobrenome Magnabosco é ainda mais comum que Magnaboschi, ambos devem ter a mesma origem, talvez linhagens próximas. Você pode fazer uma pesquisa no Archivio di Stato di Vicenza, pesquisando as listas militares ou até no site Antenati, onde constam documentos do Stato Civile Italiano e Napoleonico.
22/01/2024
ola queria sabe se tem alguma familia com sobrenome (flor) pois a historia que minha avò falava que ele era da italia que veio refugiado
seu nome era
( jose baptista flor )
E na familia do meu pai tem um trisavo que se chama caetano ursino nao encontro nada a respeito dele no family seach se alguem puder me ajudar pois ajudaria a encontra esses antenados desde ja agradeço
22/01/2024
Andre, existem mais de 400 famílias na Itália com o sobrenome FLOR, a maioria entre a Lombardia e o Trentino-Alto Adige, porém também é um sobrenome presente na Espanha. Na Itália a origem está ligada ao Valfloriana, ou a lugarejos com o nome de: Flora, Florana, Floriani. Lembrando que José Baptista se escreve Giuseppe Battista na grafia italiana.
27/01/2024
Olá, tudo bem? O sobrenome da minha família é de origem italiana, Bidin, mas nunca encontro nada sobre a origem com essa mesma grafia. Poderia me ajudar?
01/02/2024
Olá Silvio, você já solicitou as certidões em inteiro teor dos seus antepassados? Poderia encontrar as possíveis variações nestes documentos, na Itália tem a família Bedin com uma sonoridade próxima, lembrando que esses sobrenomes eram alterados durante os registros religiosos ou civis, o imigrante falava com o seu dialeto italiano e o escrivão anotava o que escutava.
28/01/2024
Olá Fernanda, a 5° Geração da minha família é dos Bortolotto de Vêneto, sou descende dos Bortolotto e Modolo prevalecendo o sobrenome Modolo.
Consta em Registros que os Bortolotto imigraram para o Brasil em 1888, no Porto de Santos, já os Modolo não consegui localizar de onde imigraram ou desembarcaram…
01/02/2024
Que legal Robson, já tentou o porto do Rio de Janeiro? Dependendo de onde os seus ancestrais se instalaram eles podem ter feito a rota pelo RJ, também vale dizer que nem todos os registros estão digitalizados, mesmo os que estão podem não serem catalogados com a grafia perfeita, por isso o trabalho de pesquisa é trabalhoso. Espero que você encontre também esse registro da família Modolo.
02/02/2024
O Clemente Bonato e Stella Rizzo eram de Camposampiero, Padova, Vêneto
Regatierri e Meanti não sei local exato.
Torrezani e Bolzani eram de Bordolano, Cremosa, Lombardia
Ferrari eram de Sona, Verona, Vêneto
Silvestri Sona, Verona
Zamprogno eram de Montebelluna, Treviso
Bernabe, Galli, Bonfati de Cremosa, Lombardia (geração antiga)
Griffo eram de Nápoles
06/02/2024
Que legal Rodrigo, obrigada pela contribuição.
05/02/2024
Meu trisavô se chamava João Fadel e meu bisavô Bernardo Fadel, nascidos em Treviso. Sabe me dizer se ainda existe família Fadel em Treviso?
06/02/2024
Olá Rinaldo, sim existem algumas pessoas, tem um site chamado paginebianche.it onde constam na lista telefonica 2 pessoas com este sobrenome, possivelmente tenham mais, uma em Lido de Venezia e outra em Treviso mesmo. Só cuide, quanto a origem da sua família, pois existe a província de Treviso e o comune di Treviso, muitas vezes quando está descrito Treviso, o documento é referente a Província, já que a maioria dos imigrantes eram camponeses. Os nomes também, João é Giovanni e Bernardo pode ser Bernardo ou Bernardino. Consta na lista militar (Ruoli matricolari) da província de Treviso um Bernardo Fadel, nascido em 1876, filho de Giacomo.
09/02/2024
Olá.
Minha familia é de origem Italiana. Minha tataravó se chamava Cezina Borraca e meu tataravô Francesco Gaetano Pettinazzi. Queria saber se posso reconhecer cidadania Italiana por esse parentesco? Uma vez q minha bisavó também é Italiana.
14/02/2024
Michelle tudo bem? Você tem a possibilidade de reconhecer a cidadania italiana mesmo que não tenha sobrenome italiano, leia o nosso posts: https://italinha.com.br/cidadania-italiana-quem-tem-direito/
A cidadania italiana não tem limite de geração e pode ser reconhecida por linha materna, mas tem que haver a transmissão da cidadania através da validação da filiação.
10/02/2024
Olá, você sabe informar-me se o sobrenome Clemente tem alguma origem italiana?
14/02/2024
Clara, tudo bem? Já respondi o Lux.
13/02/2024
Olá, você sabe informar-me se o sobrenome Clemente tem alguma origem italiana, ou se foi alterado no brasil?!
14/02/2024
Lux, tudo bem? Clemente pode ser um sobrenome italiano sim, existem famílias Clemente na Itália, isso não significa que seja italiano, ou que não foi alterado. Um exemplo disso é a família Della Vecchia, existem tanto Della Vecchia, quanto Dalla Vecchia na Itália, mas… uma parte da família Dalla Vecchia no Brasil teve o sobrenome alterado nos registros civis par Della Vecchia. Somente uma pesquisa genealógica nos registros civis da família Clemente em questão, para levantar a origem desta família e revelar se são de origem italiana, espanhola, ou até francesa, até porque ;e um sobrenome de origem em um nome latino. Somente uma pesquisa nos registros para revelar se teve alteração, se o sobrenome era realmente Clemente ou Clemenzi, ou ainda Clementini.
26/02/2024
Fernanda tudo bem? Sei que minha mãe Ancilla Cugliana é nascida em Fonzaso BL mas gostaria por curiosidade de saber qual a origem do sobrenome de meu avô da Puglia Oronzo Cugliana e de minha avó Carlota Botignoli?
26/02/2024
Bom dia Ana, o sobrenome Cugliana, pode ter origem na referência ao comune di Mercogliano, na província de Avellino, região da Campania, ou, pode derivar de uma forma dialetal do comune di Colliano na região de Salerno. Ou ainda, do nome medieval Colianus. Já Botignoli, ou talvéz Bortignoli, pode derivar do nome Bartolomeo. Botti, é uma palavra que significa barris, então também poderíamos cogitar que Bottignoli, seria uma referência a quem produz barris, ou uma pessoa que se assemelha a um barril (baixinho e gordinho), digamos que em tempos medievais o bullying acabava virando sobrenome.
27/02/2024
Olá!
Gostaria de encontrar o navio que meu bisô chegou no brasil.
Victor Cescon.
06/03/2024
Boa tarde Magali, foram 3 os principais portos de desembarque de imigrantes: Rio de Janeiro, Santos e Vitória, onde estes imigrantes poderiam ou não passar por uma hospedaria até seguirem ao destino final, partindo de trem ou em embarcações de cabotagem que faziam o litoral brasileiro. É importante saber onde a família se instalou para descobrir os possíveis portos de desembarque e assim procurar nas listas de passageiros e hospedarias. Hoje você pode pesquisar no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, o Arquivo do Estado de São Paulo ou o Museu da Imigração de São Paulo, ou ainda os arquivos públicos de outros estados que trazem parte do acervo online e parte para pesquisa presencial ou via e-mail. Boa pesquisa.
07/03/2024
Olá Fernanda, Tudo bem.
Estou buscando a cidade onde os meus bisavôs nasceram.
Famílias Bovolenta (bisavô) e Pregnolatto (bisavó).
Por algumas buscas que fiz, constatei que essas famílias tinha uma boa relação no passado, pois localizei muitos casais com esses sobrenomes no familysearch. Nas certidões de óbito que consegui localizar aqui no Brasil afirma somente que são italianos, o que está dificultando nossa busca.
08/03/2024
Pollyanna, ambos os sobrenomes Bovolenta e Pregnolatto são bem comuns, presentes em todo norte da Itália do piemonte ao Veneto e até na Emilia Romagna, o Pregnolato é de origem Veneta, mais especificamente de Rovigo, porém como é um sobrenome que se espalhou é muito difícil precisar o comune ou província dos seus antepassados somente pelos sobrenomes. O ideal seria procurar nas listas dos navios, nas listas das hospedarias e também nos parentes colaterais. Lembrando que as buscas no FamilySearch vão além dos registros, tem que pesquisar as árvores e os catálogos também.
07/03/2024
Olá Fernanda. Meu sobrenome é Barban, meu tataravós veio da Itália mas não consta de qual cidade. Você sabe me dizer em qual cidade é mais comum esse sobrenome?
Desde já agradeço
08/03/2024
Renata, hoje tem 580 famílias com sobrenome Barban na Itália, a maioria no norte da Itália entre a região da Lombardia e do Vêneto, no Vêneto a predominância é nas províncias de Vicenza, Padova e Veneza, porém quando vamos pesquisar os antepassados é preciso isolar pelo menos a província de origem, para isso você precisa levantar as certidões em inteiro teor ou cópia reprográfica dos seus antepassados, se ainda sim não tiver nenhuma pista da província de origem você tem as pesquisas das listas de navios e hospedarias, tudo isso a nível Brasil.
25/03/2024
Meu Nono paterno era de sobrenome Adami,minha Nona paterna ,era Toigo,por parte de minha Materna,Nono Danieli,e Nona,Veadrigo,sou de Caxias do Sul, RS abraço a todos.
31/03/2024
Olá Renata. Me tira uma dúvida. Meu avô tinha o sobrenome Bala. Na pesquisa diz q a origem é no Vêneto. Isso procede?
10/04/2024
A predominância deste sobrenome é da região da Lombardia, mas existem famílias no Veneto, Vêneto no caso a região toda, seria importante descobrir pelo menos a província, para assim poder pesquisar na Itália.
31/03/2024
Olá, tenho sobrenome Lain, meu avô me disse que é Italiano, estou pesquisando respeito, será que procede essa informação?
10/04/2024
Olá Mateus, é um sobrenome que tem na Espanha e tem na Itália, aliás isso é bem normal, afinal estamos falando de sobrenomes com origem no Latim, países latinos tem muitas vezes sobrenomes semelhantes. Na Itália Lain tem predominância no Veneto, na província de Vicenza. Claro que se o seu avô disse que é italiano ele sabe o que está falando, afinal ele conhece a cultura dos seus antepassados melhor do que ninguém.
26/05/2024
Olá, Fernanda!
Meu sobrenome é Busso.
Ja vi em algum lugar que este sobrenome teve alguma mudança. Meus bisavós vieram de Rovigo.
27/05/2024
Olá Raquel, tudo bem? O sobrenome Busso existe na Itália, mas também tem Buso, Busolin, Busoni. Se houve alteração o ideal é fazer a pesquisa pela assinatura de algum familiar nos registros civis ou religiosos, para verificar a grafia correta, quanto mais documentos você reúne, mas certeza você tem sobre a grafia correta do sobrenome da família.
09/04/2024
Olá Fernanda meu avô com sobre nome Tararam em sua certidão de óbito consta que sua origem é de Treviso Itália, vc tem conhecimento desse sobrenome?
10/04/2024
Olá João, o sobrenome mais engraçado que eu vi por aqui, mas tem sim, Tararan con N.
16/04/2024
Ola, me chamo katia, estou pesquisando ,tentando fazer minha arvore genealigia, encontrei varias coisas mas nao consigo descobrir de que cidade veio meu bisnonno, Giuseppe Cazzolato, so encontrei no documento q veio de Veneto,Treviso,mas nao esta bem esclarecido, como do meu trinonno, que veio de,Treviso, Francenigo di Gaiarine
18/04/2024
Olá Katia, tudo bem? Geralmente quando está escrito em algum registro que o antepassado veio de Treviso, refere-se a província de Treviso e não ao comune (cidade) de Treviso. Então no caso Veneto é a região, onde fica inserida a província de Treviso e ali nesta província existem 94 cidades, dentre elas a capital provincial que se chama Treviso também. Porque estou dizendo que se trata da Província, justamente em razão destes imigrantes serem agricultores, que imigraram para ter melhores condições de vida. Uma forma de você encontrar o comune, seria justamente pesquisar nos registros militares dos seus antepassados, considere os nomes dos seus antenatos, dos pais e dos irmãos deles. Boa pesquisa!
17/04/2024
Bom dia Fernanda, o sobrenome do meu avô por parte de pai é Bertoldo. Em minha família me disseram que meu trisavô residia em Belluno. Sabe me informar se ainda existe a família Bertoldo nessa região da Itália ?
18/04/2024
Olá Eduardo, existem algumas famílias Bertoldo sim, inclusive em um lugar super turístico que é Cortina D’Ampezzo. Não é a província de maior concentração deste sobrenome, que também é muito difuso em todo norte italiano. Não posso dizer se tratar de um sobrenome regionalizado. Por isso, se a sua família disse que a origem dos seus ancestrais é a província de Belluno, vale a pesquisa por lá.
19/04/2024
Olá, gostaria de saber se consta sobrenome Guirelli em Rovigo
20/04/2024
Olá Eliana, existem 53 famílias Ghirelli na província de Rovigo, provavelmente está é a grafia correta do sobrenome Guirelli, pois GHI tem som de GUI. Lembrando que existe a cidade de Rovigo e a província de Rovigo, se você está tentando achar o documento do seu antepassado, a probalidade é que não esteja na cidade de Rovigo.
31/05/2024
Olá Fernanda, meus antepassados são da região de Rovigo, família Serain, já ouviu falar? Sabe se tem famílias com esse sobrenome na região ainda?
31/05/2024
Olá Ana, tudo bem? Ainda constam 10 famílias na província de Rovigo, é uma família pequena e bem regionalizada na Itália, mas os nomes não constam na lista telefônica digital, apenas uma loja na zona rural.
11/01/2025
O sobrenome de um antepassado meu era Simoi, depois se tornou Simon, e ao chegar no Brasil se modificou para Simão. Teria como me informar se ainda existem famílias com esse sobrenome? As vezes penso que este sobrenome tenha origem de outro país. Eles vieram de Pieve Di Soligo no Veneto
23/05/2024
Olá Fernanda, procuro pela origem do meu antepassado Giacomo Begolo ou Bigolo da comuna Noventa Padovana.
24/05/2024
Olá Patrícia, tudo bem? Se você já sabe o comune, com a data de nascimento e o nome dos pais, você pode solicitar a certidão de nascimento comunal ou o certificado de batismo do Giacomo Begolo. Para o reconhecimento da cidadania ei recomendo solicitar 2 vias, sendo uma delas apostilada na Itália (para eventuais retificações).
Você aprende mais sobre a documentação para a cidadania no curso Origem Italiana.
Quanto a origem do sobrenome Begolo ou Bigolo pode estar ligada ser uma variação da palavra Bigòl, que no dialeto veneto quer dizer “dois pescoços”, existe inclusive um macarrão típico do Vêneto que se chama Bigoli, por ser similar a um spaghetti só que mais grosso. Então a origem etimológica dos sobrenomes podem indicar alguma característica física da pessoa apelidada, ou ainda, indicar a profissão de quem fazia ou vendia este macarrão.
27/06/2024
Olá Patrícia, estou a procura dos documentos para minha cidadania… Descendentes Giacomo Begolo e Ernesto Begolo
28/06/2024
Olá Katia, é importante especificar a relação entre o Giacomo e o Ernesto, se puder coloque também o nome das esposas de cada um, que facilita para quem vai analisar a relação de parentesco. Porque é muito normal ter mais de um familiar com o mesmo nome, homônimos. Estendo o convite para o nosso curso Origem Italiana.
24/05/2024
Olá Fernanda, procuro por Giacomo Begolo nascido na Noventa Padovana e a descendência Begolo.
25/05/2024
Olá Fernanda, vi que você sitou Bonato, meu avô era Tonato.
Será que é da mesma região?
Abraço!
27/05/2024
Olá Luciana, tudo bem? A sua lógica está correta, a terminação (ATO) é encontrada na região do Vêneto, é uma característica dos sobrenomes regionais. Tonato, por exemplo, é presente em 2 províncias de Verona e Vicenza.
21/07/2024
E Bonaldo, Bonaldi e Gatti não tinham em Vêneto, Treviso? Vocês tem notícia disso?
23/07/2024
Erik, Gatti é um sobrenome que tem de norte a sul da Itália, são mais de 13 mil famílias com este sobrenome e a maior concentração é no norte, Bonaldo são pouco mais de mil famílias com maior concentração no norte, em especial no Veneto. E Bonaldi tem famílias no Veneto, outras muitas na Lombardia. A tendência é que entre Bonaldo e Bonaldi só um deles esteja correto, ai é investigar os documentos da sua família.
Tem coisas que eu não consigo explicar em texto, por isso o curso ORIGEM ITALIANA tem vídeo aulas com o passo a passo da pesquisa genealógica, não basta fazer a pesquisa de sobrenome, tem que investigar os documentos familiares, listas de navios, listas militares, listas de hospedarias até descobrir o comume ou frazione de nascimento ou batismo dos antepassados italianos. Ok?!
São raríssimos os casos como o do Edson que eu respondi a pouco, em que o sobrenome familiar é tão raro que só tem em um comune na Itália, a maioria vai ter em várias localidades e nestes casos tem que pesquisar mais até encontrar a localidade exata para solicitar os documentos.
S a resposta não vem fácil, faz o nosso curso que vai ter o passo a passo da pesquisa com diferentes fontes para pesquisa online.
26/05/2024
Oi Fernanda, tudo bem?
Meu sobrenome é uma bagunça danada rsrs. Já ouvi relatos que tem pessoas na família, Zamoner, Zamuner, Zamonel, Zamonelli e por ai vai, graças aos cartórios antigamente e não sabemos como pode ser exatamente. Tenho um primo que fez uma pesquisada mais a fundo e disse que nossa família pode ser da região de Treviso, será que tem alguma família nessa região com sobrenome aproximado?
Grato
27/05/2024
Olá David, nas províncias de Treviso e Venezia existe a o sobrenome Zamuner, provavelmente de origem germânica pela terminação em (ER), ou essa terminação (MUNER) pode indicar algum tipo de cargo de gestão dentro da comunidade.
27/05/2024
Ola gostaria de saber sobre o sobrenome Masiero, na certidão de obito da minha bisavó esta apenas italiana.
28/05/2024
Olá Karine, tudo bem? Masiero é um sobrenome que tem origem na palavra dialetal masier, que quer dizer meeiro. É um sobrenome com origem no Veneto, mas que tem cepos nas regiões da Lombardia e Piemonte. São mais de 3 mil famílias espalhadas principalmente no norte da Itália.
De fato a maior parte das certidões trazem só a nacionalidade e algumas a província, para descobrir onde o seu antepassado nasceu eu sugiro pesquisar em outras fontes de dados, para isso nós temos o curso Origem Italiana.
23/12/2024
Oie, queria saber mais sobre o sobrenome “Dal Forno”, tenho interesse na cidadania italiana.
15/01/2025
Olá Aline, faça nosso curso ORIGEM ITALIANA.
03/06/2024
Família do meu esposo é Betiati aqui no Brasil, mas originalmente Bettiato na Itália. Encontrei registros de Villa del Conte/Padova/Veneto, Treviso/Veneto e Rovigo/Veneto. Tem alguma outra informação sobre esse sobrenome? Estou tendo dificuldades em encontrar os documentos.
03/06/2024
Olá Michele, nós temos o curso Origem Italiana, onde você aprende a pesquisar em diversas fontes no Brasil e na Itália, aprende a solicitar essa documentação e também a preparar os documentos para a prática da cidadania italiana, aqui está: ORIGEM ITALIANA
11/06/2024
Meu Bisvô veio de Treviso, seu sobrenome Cazonatto. tenho até a certidão do desembarque dele aqui no porto de Santos.
11/06/2024
Que legal Gislaine, é muito precioso recontruir a história dos nossos antepassados, é como juntar os pedaços que nos compõe. O sobrenome do seu bisavô tem 2 possíveis origens:
1 – Pode indicar algum antepassado proveniente de Casone, na Provícia de Parma, ou a Casoni que é um distrito (frazioni) do município de Fontanigorda, Província de Genova, principalmente por conta do sufixo (ATO), que indica pertencimento.
2 – Ou ainda, derivar do termo casone que são casas rurais retangulares com o telhado feito em palha (quase uma Oca), podendo assim indicar alguém que morava ou construía estas casas.
Você conseguiu através dos documentos ou da lista de embarque o local de proveniência do seu bisavô?
13/06/2024
Meu Bisavô é Cian, quando registrado no Brasil ficou Sian. Ele era nascido em Pádua, assim como minha bisavó.
13/06/2024
Que legal Willian. Foi muito difícil encontrar a grafia correta do sobrenome do seu bisavô?
Cian é um sobrenome que pode indicar uma origem ainda mais antiga, uma versão “italianizada” do nome da tribo gálica “kiarns“, que significa antigo ou duradouro. A gente sempre fala em aportuguesamento de sobrenomes, mas durante a formação dos sobrenomes na Itália houve a italianização de muitos termos, nomes ou referências de outros povos: germânicos, celtas, eslavos, persas e gregos.
14/06/2024
Bom dia. Sou bisneto de italianos e segundo meu falecido pai, nossa família veio de Rovigo/Veneto no final do séc. XIX. Se estabeleceu em Minas Gerais, onde nasceu meu pai. Como saber mais de minha família já que não possuo documentos de meus avós e bisavós paternos. O nome da minha família é Turolla. Obrigado.
17/06/2024
Olá Frederico, tudo bem?
Aqui no Italinha nós temos o curso Origem Italiana, nele você aprende a fazer a pesquisa genealógica completa, levantando os documentos dos seus antepassados no Brasil e na Itália, porque por mais que você não tenha a cópia dos registros, você poderá solicitar novas cópias aos registros e dioceses.
Vou deixar o link para você conhecer o curso: ORIGEM ITALIANA
Além de toda a parte de pesquisa e busca de documentos, no curso Origem Italiana, você aprende a preparar os documentos para reconhecer a cidadania italiana passo a passo, sabendo como economizar sem impactar no tempo do reconhecimento.
Sobre o sobrenome Turolla, eu já te adianto que hoje são 572 famílias na Itália com sobrenome Turolla, todas no norte da Itália, apesar de você já ter conhecimento que sua família veio de Rovigo, considere que provavelmente se refira a Província de Rovigo e não a cidade, isso porque a grande maioria dos imigrantes eram camponeses e no curso você aprende a localizar a cidade exata e solicitar os documentos italianos, sejam religiosos ou civis.
Você vai ter o passo a passo da pesquisa e vai se aprofundando conforme a sua necessidade e interesse, inclusive o foco é a origem italiana, mas você pode usar as mesmas técnicas para levantar outras origens da sua família também.
21/07/2024
Hoje tenho 24 anos minha bisavó chama Herminda Braz Dias filha de Amelia Rodriguez , e manoel fernandes braz , a mãe de amelia chama teresa bosquetti e pai bejamim rodriguez , dizem que amelia nsaceu na italia depois veio pra sertaozinho sp , brasil estes onmes é comum de qual ugar da itália? obrigado <3
23/07/2024
Olá Mateus, Boschetti é um sobrenome italiano comum no norte da Itália, mas tem que investigar se ela nasceu mesmo na Itália através dos documentos familiares, para isso você tem que fazer a pesquisa genealógica montando a sua árvore familiar de baixo para cima (de você até a Teresa). A pesquisa familiar é importante e ajuda a dar um norte, mas depois você tem que confirmar as pistas com os documentos oficiais.
Tudo isso você aprende com profundidade no curso ORIGEM ITALIANA.
24/07/2024
Olá Fernanda, procuro pelo meu antenato Antonio Ravarena, Revrena ou Ravrena, filho de Jose Ravarena e Josephina Cobe, não conseguimos achar nenhum documento que conste seu nascimento, pois cada cartório aqui no Brasil escrevem o sobrenome de um jeito.
achei uma irmã que nasceu em Villaverla, Vicenza, Veneto, Itália
consegue me ajudar?
24/07/2024
Olá Edna, consigo ajudar sim, nós temos o curso ORIGEM ITALIANA e com ele você aprende a fazer a pesquisa nas listas militares da Itália, tanto pelo nome dele como do pai (sempre os homens da família) o sobrenome você tem que ter certinho, se já acharam o registro italiano com o sobrenome da irmã a grafia correta é a mesma (sempre do documento italiano), no curso ORIGEM ITALIANA você terá vídeo aulas com o passo a passo para fazer a pesquisa, solicitar os documentos e preparar os documentos caso deseje reconhecer a cidadania italiana.
Aqui está: ORIGEM ITALIANA
24/07/2024
Tumelero
29/07/2024
Gilberto, Tumelero pode derivar do nome próprio medieval Tumellus, que vem da palavra “tumulus” e significa colina. Portanto pode ser um sobrenome patronímico ou ser atribuído a pessoas que moravam próximas a pequenas colinas. Este sobrenome é encontrado no norte da Itália nas regiões de Piemonte, Lombardia e Veneto.
25/07/2024
Gostaria de saber de onde são minha família, Felca e Dorigão (Dorigon)
29/07/2024
Olá Larissa, isso mesmo Dorigão é o aportuguesamento de Dorigon, que tem origem Veneta, mas são famílias com forte presença no norte italiano em geral. Agora o sobrenome Felca está mais concentrado na Lombardia.
Por isso tem que cruzar os dados familiares se os Felca e os Dorigan se casaram na Itália a probalidade é que seja nas províncias de Monza, Brescia ou Bérgamo. Mas, se essas famílias se juntaram somente no Brasil, ai são pesquisas separadas.
Para aprender a fazer a sua pesquisa genealógica nós temos o curso ORIGEM ITALIANA.
29/07/2024
Olá, tenho descendência italiana mas não sei a origem dos sobre os na Itália, Conte e Cordazzo.
30/07/2024
Olá Camila, tudo bem? Vamos lá.
O sobrenome Cordazzo é de origem italiana, especificamente da região da Calábria, no sul da Itália.
O sobrenome Cordazzo é um derivado do nome pessoal “Cordazzo”, que é um diminutivo de “Cordaro”. O nome Cordaro é de origem latina e significa “cordoeiro” ou “fabricante de cordas”. No entanto, é possível que o sobrenome Cordazzo também tenha sido influenciado pelo grego, pois a região da Calábria foi colonizada pelos gregos na antiguidade. Nesse caso, o sobrenome Cordazzo pode ser relacionado ao grego “κορδάζω” (kordazo), que significa “eu amarro” ou “eu ligo”.
Já o sobrenome Conte, que também é de origem italiana, é da região da Lombardia, no norte da Itália.
O sobrenome Conte é um título nobiliárquico que significa “conde” ou “nobre”. No entanto, é possível que o sobrenome Conte também tenha sido usado como um apelido para alguém que era considerado um líder ou um nobre em sua comunidade.
Espero que tenha sido útil.
02/08/2024
Ola.
Desculpe, perguntei em outro artigo mas nao localizei meu comentario.
Ja vi parecidos mas nunca encontrei informacoes acerca do sobrenome Ciconelli. Poderia me ajudar. Obrigada.
05/08/2024
Olá Maria, respondi seu comentário anterior. É que os comentários não são provados automaticamente pelo sistema, então agora já foi e eu te respondi por lá. Abraço.
09/08/2024
Olá gostaria de saber se o sobrenome Sagrillo é realmente italiano e de qual região seria. E para ver a questão de receber a cidadania como faria, se no caso fosso?
12/08/2024
Esther, tudo bem. Sangrillo é um sobrenome que tem presença na Itália, são 35 famílias na região do Veneto, principalmente nas províncias de Belluno e Treviso. Se você tem consciência que a sua família tem origem italiana, de fato é um sobrenome que tem na Itália.
Quando a cidadania italiana, os descendentes já tem a cidadania originária desde que nasceram e foram registrados pelos seus ascendentes na linha de transmissão, o que você faz é reconhecer a posse interrupta da cidadania italiana. Parece bobo isso, mas acredite é fundamental.
O reconhecimento da cidadania é dividido em 2 fases: a fase documental, onde você vai pesquisar, reunir e preparar os documentos dos seus antepassados para reconhecer a sua cidadania. E a fase prática, onde você pode escolher entre: reconhecer a cidadania consular, judicial ou administrativa na Itália.
Eu sugiro que você faça o nosso curso ORIGEM ITALIANA, nele você aprende a fazer a pesquisa dos seus antepassados, aprende a solicitar e preparar os documentos, vai ter um conteúdo rico sobre direito a cidadania que vai te ajudar a escolher a modalidade de reconhecimento e ainda recebe de bônus um e-book com o passo a passo das 3 modalidades de reconhecimento da cidadania italiana.
Aqui esta: ORIGEM ITALIANA
14/08/2024
Saudações. Procuro pela origem do meu bisavô BAPTISTA MOSSAMBANI. Sei que ele foi morto no mesmo dia em que nasceu meu avô, que recebeu o mesmo nome. Isso em 1901 em São Simão, SP. Até agora não consegui descobrir a sua origem. Parece que veio do Vêneto, talvez Verona, mas esta difícil encontrar.
15/08/2024
Olá Carlos, achei aqui numa pesquisa simples de sobrenome 25 famílias Mozzambani na Região do Veneto, existem também outras variações Mozambani, Mozzambani, Mozzanbano e até Mazambani.
Nós temos o curso ORIGEM ITALIANA que pode te ajudar a aprofundar a sua pesquisa para chegar ao comune do seu antepassado na Itália, aqui está.
18/08/2024
Olá
Tudo bem ?
Gostaria de saber da família Zago e Buratto.
Obrigada
19/08/2024
Olá Kelen, tanto a família Zano como Buratto tem maior presença na região do Veneto, Zago pode estar ligado ao dialeto veneziano e significar coroinha ou diácono, ou ainda derivar de um antepassado que provinha de localidades como: Massanzago (PD), Lorenzago (BL), Cazzago (VE), Vanzago (MI), Sozzago (NO). Já Buratto está ligado a um instrumento de trabalho, um tecido utilizado pelos moinhos, que chamava-se buro, pode ter sido atribuído a um antepassado que trabalhava com moagem ou ainda que fabricava estes tecidos.
Se quiser saber mais sobre a sua origem, mapeado os documentos dos seus antepassados na Itália, conheça o ORIGEM ITALIANA.
20/08/2024
Fernanda,
Meu bisavô nasceu em Treviso e o nome dele era João Gava, filho de Jacomo Gava e Maria Josepha Belda Gava. Esse sobrenome é comum na região? Onde posso buscar a certidão de nascimento dele? A certidão de casamento eu tenho porque casou-se aqui no Brasil com minha bisavó que era Espanhola de Alicante. Pode me auxiliar? Obrigada
20/08/2024
Olá Tania, existem mais de 1300 famílias com sobrenome Gava na Itália, a maioria concentrada na região do Veneto e na província de Treviso, a questão é justamente chegar ao comune de nascimento dele, para isso existem outras pesquisas que você pode fazer e que eu ensino no curso ORIGEM ITALIANA, onde você também vai aprender a solicitar este documento seja ele religioso ou civil.
Outra coisa importante que você vai aprender no curso: é colocar os dados com a ortografia em italiano, o seu bisavô não se chamama João, esse é o aportuguesamento do nome dele, se chamava Giovanni Gava, da mesma forma o pai dele dificilmente seria Jacomo, a grafia italiana é Giacomo, a mãe talvez Maria Giuseppina Belda. Outra questão mulher na Itália não tem o sobrenome do marido, sempre o sobrenome do pai dela. São detalhes que na hora de pesquisar e solicitar os documentos fazem muita diferença.
Na província de Treviso tem mais de 94 comuni (cidades) e não dá para você ficar procurando de cidade em cidade, por isso tem pesquisa em outras fontes que te ajudam a mapear a cidade exata, no curso você vai aprender como essa certidão deve vir, quais detalhes tem que ter e como solicitar e preparar uma cópia para uma possível retificação.
Além de ter o passo a passo do preparo de toda a documentação para a cidadania italiana.
Essa é a minha forma de ajudar, eu já dediquei meu tempo nesse curso que é super rico e fácil, para que os descendentes tenham controle da pesquisa e do preparo dos documentos.
30/08/2024
Olá Fernanda!
Meu sobrenome italiano é Balena. Meu bisavô e trisavós vieram de Vittorio Veneto. Mas pelo que já pesquisei é uma familiar pequena. Estive em Vittorio Veneto uma vez e visitei o cemitério, andamos muito e não encontrei nenhum nome nas lápides. Tem alguma informação?
Grazie mille 🤗
30/08/2024
Olá Gislaine, você pode buscar informações sobre a lápide dos seus antepassados na administração do cemitério, porém as tumbas muito antigas, com mais de 80 anos e que foram abandonados pela família, são desfeitas e as ossadas transferidas para um ossário comum, por isso pode ser que nem haja a tumba.
Quanto a pesquisa, você já tem o comune,, dependendo do ano em que seu bisavô nasceu pode se tratar de um registro civil ou religioso, no civil você solicita no Stato Civile, no religiosos na Diocese di Vittorio Veneto, só um aviso importante: a Diocese de Vittorio Veneto leva mais de 4 meses para enviar o documento do antepassado, tem uma fila e não adianta nem mesmo ir pessoalmente lá, por isso se precisar deste documento para reconhecer a cidadania você precisa solicitar com antecedência.
Se quiser aprender como solicitar os documentos do seu bisavô, com modelos de e-mail e instruções para preparar os documentos para a cidadania italiana, faça o nosso curso: ORIGEM ITALIANA.
31/08/2024
Meu avô Rizzieri Ceccato nasceu em Jundiaí. Seus pais eram italianos porém não sei mais nada sobre…
Estou pensando seriamente em fazer o curso pois quando começo a pesquisar sem pre me emociono e sinto que devo ir mais a fundo nesta história.
02/09/2024
Bom dia Dani, faça o curso ORIGEM ITALIANA vai ser muito proveitoso, tem várias aulas práticas sobre os registros que você encontra aqui no Brasil como registros de passageiros, de estrangeiros, de hospedarias, pesquisa em matérias de jornais antigos, nas próprias certidões civis e religiosas, tudo isso vai ajudar a recompor a sua história familiar, depois você vai aprender a pesquisar nas fontes italianas, vai ter aula de documentos civis, religiosos e militares, vai saber como pesquisar no território italiano, as possíveis mudanças das localidades e ainda vai ter modelos para solicitar os documentos na Itália e no Brasil.
Apesar do foco deste curso ser sobre imigração italiana, você também vai poder usar esse conhecimento de genealogia para pesquisar outras raízes e crescer ainda mais a sua árvore genealógica.
03/09/2024
Olá,
Sobrenome TONELLA, originário de Treviso/Veneza. Meu último ascendente conhecido ( 6º avô) foi Giuseppe Tonella, nascido em San Cipriano no comune de Roncade provincia Treviso 1740 era filho de Zuanne /Giovanni TONELLA. Tonella, não é muito comum ou numeroso, mas sim TonellO e Tonelli. Há numerosos núcleos deste sobrenome na Região da Lombardia e Piemonte também. Mas ao que tudo indica muitos TONELLAs que imigraram para o Brasil vieram dos comunes da província de TREVISO. O meu bisavô veio de San Biagio di Callata, também na Provincia de TREVISO.
03/09/2024
Olá Vanderley, atrás de cada uma dessas informações tenho certeza que houve muita pesquisa e dedicação, parabéns!
06/09/2024
Oi Fernanda, tudo bem? Meu sobrenome é Dalagua, quem vem de Dal Lago ou Dalago… do meu bisavô materno… de Qual regiao? Saberia me dizer? 🙂
06/09/2024
Olá Ludmyla, tudo bem? Seu sobrenome provavelmente é Dal Lago, esse sobrenome é típico de Vicenza, inclusive sobrenomes com preposições (Dalla, Dal, Di…) são típicas da região di Veneto e também da Campania, mas a pesquisa de sobrenome não vai ajudar a detalhar de que comune o seu bisavô materno, para isso você precisa de uma pesquisa nas listas militares, indico o nosso curso: ORIGEM ITALIANA, com ele você aprende a fazer a pesquisa em diversas fontes brasileiras e italianas para fazer a busca dos documentos e você aprende a prepará-los para o reconhecimento da cidadania.
01/10/2024
Ola Fernanda, tudo bem ? – Meu sobrenome é Betteto, qual a região de origem do mesmo ?
É um nome difícil de achar informações.
Obrigado!
08/10/2024
Olá Athos, o sobrenome Betteto é encontrado em todo norte da península italiana, principalmente nas regiões do Veneto, Piemonte e Lombardia.
29/10/2024
Olá Fernanda! tudo bem? Gostaria de saber se há alguma informação referente aos sobrenomes Quaiatto e Zanoni, meus bisavós José Quaiatto e Maria Luiza Ivanova Zanoni.
30/10/2024
Olá Alexandro, o sobrenome Zanoni é muito comum no norte da Itália, em especial na região da Lombardia, mas é bem difuso entre as províncias com mais de 3 mil famílias, já Quaiatto é um sobrenome menos popular, restam 31 famílias concentras no norte também na Lombardia e no Trentino-Alto Adige.
Quanto a origem Zanoni, assim como Zane ou Zanni são sobrenomes patronímicos, derivam do nome Giovanni. Já Quaiatto, pode ser uma variação de uma palavra dialetal lombarda “Quaglia”, que se refere a um pequeno faisão, uma codorna.
30/10/2024
Olá, eu tenho o sobrenome Zendron, me disseram que seria da região de veneto.
31/10/2024
Olá Jessica, de fato essas terminações em IN, AN, ON, são muito presentes no Veneto, porém a origem do sobrenome Zendron mais provável seja o Trentino-Alto Adige, podendo ser uma variação dialética do nome Alessandro, ou ainda, fazer referência a uma localidade chamada Zendri.
A maioria das pessoas com sobrenome Zendron estão na região do Trentino-Alto Adige, porém a região do Veneto também conta algumas famílias Zendron.
Se na sua família te disseram que a origem dos Zendron é Veneta, então provavelmente algum antepassado seu emigrou de lá, para descobrir mais sobre genealogia e a pesquisa dos documentos para cidadania faça nosso curso: ORIGEM ITALIANA
11/11/2024
Fernanda, bom dia,
Estava fazendo uma pesquisa e encontrei informações de que, a origem do meu sobrenome, lado materno, veio da região de Veneto, meu Bisavô, não recordo o nome, sobrenome é Perin, ainda tem algum Perin por esta região?
11/11/2024
Olá Rosalinda, tem mais de 2 mil famílias Perin na Itália, a maioria na região do Veneto, que também é a região onde se origina este sobrenome, mas é bem difuso também nas regiões da Lombardia e do Friuli-Venezia Giulia.
Se você está pesquisando com a intenção de encontrar os documentos do seu bisavô, faça o nosso curso Origem Italiana, vai te ajudar encontrar os documentos e prepará-los para análise com muita economia. Além disso temos um módulo de direito a cidadania, onde você vai conseguir verificar a transmissão dessa cidadania conferindo as certidões dos seus antepassados.
21/11/2024
Boa tarde Fernanda, tudo bem? Gostaria de saber e estou atrás de alguma informação sobre os sobrenomes Baldo, Furlan e Giaretta.
Obrigada
25/11/2024
Ola Fernanda, sou Eduardo, neto de Maria Dirte ou Dirte Maria Zambonin de Veneza. Curioso, não encontrei esse sobrenome em Veneza.
25/11/2024
Eduardo, dica: Província de Venezia, não o comune de Venezia. Mas, a maior concentração é na província de Padova.
05/12/2024
Quero saber sobre meu sobrenome, Batistel. Meu bisavô veio de Treviso.
17/12/2024
Olá, boa tarde!!
Estou a procura do sobrenome Mundo/Mondo, ao que tudo indica vem de Veneto, mas não consigo achar, saberia algo? Obrigada!!
27/12/2024
Olá Fernanda, Boa tarde…
Gostaria de saber sobre o sobrenome GUERRER, meu bisavô era região Veneto, cidade verona, mas achei muito estranho o sobrenome terminação em ER, isso não existe na Itália com terminação em ER, já pesquisei o meu sobrenome no site encontrei o sobrenome na França, mas Itália? Também na Suíça, gostaria de saber a origem sobrenome e seu significado? Qual região de onde veio, originado do sobrenome? Vc sabe me dizer os mais detalhados??? O sobrenome GUERRER significa Guerreiro, luta a guerra, sobrevivência, luta a vida? Qual é o sobrenome próprio? Mandei um email para o professor genealogia, ele me diz o sobrenome GUERRER é um sobrenome occitânico(sul da frança) e significado Guerreiro, no caso não estranhe ele aparece na Itália, ele é comum liguria,Lombardo, veneto, É encontrado em vários regiões do Norte da Itália,Na Suíça, além da própria França. Vc pode me ajudar? Obrigado!!!
02/01/2025
Procuro as certidões com estes nomes
Luiz Scardiatto
Joanna reck
Luiz menegass
Piarina salvestrina ambos todos vieram da Itália, não faço ideia de qual cidade mas tudo indica veneto
07/01/2025
Olá Patrícia, estou a procura dos documentos para minha cidadania… Descendentes João MARCATO E MINERVIA MARCATO