Busca de Documentos na Itália

Busca de Documentos na Itália

Uma das maiores dificuldades da primeira etapa nas pesquisas dos documentos para a cidadania é achar os documentos do antepassado italiano que transmite a cidadania, também chamado de Dante Causa, pois é ele a razão da solicitação da cidadania italiana. 

A grande dificuldade está justamente em descobrir de onde veio o Dante Causa: Onde ele nasceu? Onde ele se casou? Qual o comune exato para poder solicitar os documentos?

Inclusive aqui tem um ponto que gera muita confusão.

Às vezes em algum documentos está escrito que o antepassado é de Treviso, por exemplo. 

E quando você entra em contato para solicitar os documentos, descobre que o seu antepassado não está registrado lá! 

Isso acontece porque a anotação no documento se refere a província de onde o antepassado veio e não o comune, pois as províncias têm o mesmo nome da cidade principal. Assim como acontece no Brasil com o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo. 

Então na prática quer dizer que o antepassado veio de alguma das 94 comuni (cidades) que pertencem a Treviso. 

O que você NÃO deve fazer nesse caso: 

Mandar um e-mail para as 94 cidades para tentar achar o seu antepassado, pois, acredite, muitas pessoas fazem isso e enchem a caixa de e-mails dos comuni que não dão conta de responder a cada um desses e-mails e simplesmente começam a ignorar os e-mails de todos os brasileiros que buscam documentos na Itália. 

Na verdade, essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas não conseguem resposta ao buscar documentos na Itália. 

Então não estranhe se isso acontecer com você. 

O que você deve fazer nesse caso: 

Caso você descubra de qual província seu antepassado veio, mas não sabe ainda de qual o comune exato é sua responsabilidade se aprofundar nas buscas até conseguir achar o comune exato. 

Cada documento e informação que você encontra é como uma pista que vai te levar mais perto da verdade. 

Assim, sabendo a data aproximada em que seu antepassado nasceu e a província você pode pesquisar nos arquivos militares daquela província, como isso só funciona para homens aqui vai uma dica preciosa. 

Anote o nome e datas de nascimento dos irmãos do seu antepassado, pois nessa pesquisa das listas militares você pode encontrar exatamente o seu antepassado, mas se achar um irmão, um pai ou filho, pode encontrar o comune em que a família habitava, aumentando as suas chances de descobrir de onde o seu antepassado veio. 

Isso se chama pesquisa horizontal, quando você deixa de pesquisa só o eixo principal da sua árvore genealógica e começa a estender a busca lateralmente, para tios, primos e irmãos. 

Pesquisa genealógica dá trabalho!

Onde encontrar os documentos na Itália?

Na Itália você terá os documentos civis e religiosos, assim como no Brasil. 

Os documentos civis ficam na cidade (comune) em que seu antepassado nasceu ou se casou, pode ser que ele tenha nascido em uma frazione, neste caso provavelmente o documento conste no comune que engloba aquela fração de terra. 

E existem também os documentos religiosos, estes ficam a cargo das paróquias e das dioceses. 

Informações para o pedido de documentos na Itália

Para pedir documentos na Itália você precisa ter:

Certidão de nascimento ou batismo: Nome completo do Dante Causa, data de nascimento, comune de nascimento. Às vezes é preciso ter o nome dos pais, e podem pedir que você comprove o parentesco e anexe a cópia do passaporte brasileiro.

Certidão de matrimônio: Nome completo dos cônjuges, data de casamento, comune de casamento. Podem pedir que você comprove o parentesco e anexe a cópia do passaporte brasileiro. 

Vão te pedir a finalidade do pedido, que é o reconhecimento da cidadania Jure Sanguinis

Como saber se o documento é religioso ou civil?

Assim como no Brasil os documentos civis vieram a substituir os documentos religiosos, então os documentos religiosos na Itália que são válidos legalmente, são aqueles anteriores ao início do registro civil obrigatório.

Só que na Itália cada região passou a ter o registro civil obrigatório em uma data diferente. No sul já no século 19, no centro-norte entre 1852 e 1866, enquanto no vêneto os registros civis tiveram início em 1871. 

O ideal é sempre consultar primeiro se existe o registro civil, caso não tenha sido implementado até a data de nascimento ou casamento do seu Dante Causa, busque o registro religioso. 

Diferença entre pesquisa genealógica e busca de documentos?

Muita gente confunde busca de documentos com pesquisa genealógica, que são dois serviços completamente diferentes. 

O pesquisador vai atrás da informação, vai se debruçar nos dados e pesquisar nas fontes para conseguir encontrar onde está a certidão que você deseja, vai reconstruir a história da sua família através dos documentos. Esse é um serviço que pode ser demorado, trabalhoso e tem um custo maior. 

Já na busca de documentos os dados já devem ser conhecidos, ninguém vai procurar nada. Quem contrata o serviço de busca é quem deve fornecer esses dados com os nomes completos, as datas aproximadas do nascimento e casamento, os locais de nascimento e/ou casamento. O buscador vai entrar em contato com o setor responsável, seja civil ou religioso, e irá solicitar a emissão das certidões e encaminhar para quem o contratou. 

O serviço de busca é mais rápido e portanto tem um custo menor, pois não envolve pesquisa. Mas nem por isso é fácil, pois lidar com os órgãos públicos e religiosos na Itália é realmente desafiador.

Um caso de busca de documentos que deu errado

Olha que interessante, na época em que eu estava pesquisando os documentos da minha cidadania eu tinha uma viagem marcada para a Itália naquele ano e aproveitei para buscar pessoalmente e conhecer onde meus antepassados viviam. 

Eu tinha um documento civil (casamento) e outro religioso (batismo), então ainda do Brasil, com meses de antecedência, eu enviei um e-mail para para o Ufficio di Stato Civile da Comuni e expliquei a situação que eu precisava do documento e que eu buscaria pessoalmente no mês de Julho de 2019. 

Também entrei em contato com a paróquia onde meu antepassado foi batizado e não tive resposta, quando já estava na Itália, eu tomei coragem e liguei para a Paróquia. Isso com meu italiano de Google Tradutor pois, naquela época eu não falava nada de italiano. 

Consegui depois de inúmeras tentativas falar com o responsável, que a partir daí respondeu meu e-mail onde eu enviei todos os dados que ele me solicitou, eu fiz o pagamento, enviei o comprovante e ele me enviou o documento para o endereço combinado. 

Como na época eu e meu marido estávamos fazendo uma mini-experiência de morar na Itália, deu tempo de receber o documento no nosso endereço de hospedagem. 

Deu tudo certo! 

Então cadê o erro? 

O erro foi que alguns anos depois, agora em 2021, meu primo precisava do mesmo documento e como ele não tinha resposta da paróquia, ele entrou em contato com a Diocese que tem todo um protocolo para esse tipo de pedido e você pede por e-mail e paga. Tudo ok. Só que não!

Bem a Diocese recebeu e mandou o e-mail para a paróquia, a paróquia, por sua vez, também não respondeu à Diocese. Depois, quando meu primo cobrou a Diocese, eles mandaram falar diretamente com a paróquia.

Nisso eu estava de mudança para a Itália –  toda aquela série que eu conto aqui no Italinha – e assim que eu me estabeleci no apartamento eu liguei lá para resolver o caso do meu primo. 

Já estava em cima da hora para a minha viagem para o Brasil, quando eu consegui falar com o responsável, expliquei a situação e pedi se ele conseguiria emitir essa certidão à tempo.

Foi no último segundo, um dia antes da viagem no período da manhã eu corri lá para buscar o documento.

Meu primo deixou para lá o dinheiro pago à Diocese e eu fiz um novo pedido diretamente para a paróquia. 

Então aqui na Itália tem dessas, não tem um único caminho, às vezes vai funcionar de um jeito, às vezes de outro, depende de cada lugar e da disponibilidade de cada um que nos atende.

Se meu primo ficasse esperando a Diocese, estaria esperando até hoje.

Tem que ter muito jogo de cintura e paciência para conseguir os documentos na Itália.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *