Sobrenomes italianos mais comuns da Campania

Sobrenomes italianos mais comuns da Campania

Neste artigo vamos conhecer quais são os principais sobrenomes italianos encontrados na região da Campânia (Campania) e nas suas províncias, vamos falar também das características dos sobrenomes campagnolos, sufixos e sobrenomes ligados as crianças abandonadas. 

Imigração Campagnola 

Se num primeiro momento a Itália viveu uma emigração massiva do norte da Itália frente a industrialização do país à época, entre 1901 a 1915 a emigração do sul se equiparou a do norte, estima-se que quase um milhão de pessoas emigraram da Campania neste período, já entre 1876 e 1900 a região perdeu metade desse contingente populacional, cerca de 500 mil pessoas. 

Destinos da Imigração Campagnola

Grande parte dos emigrantes do sul da Itália foram direcionados para a América, em especial para os Estados Unidos. 

No Brasil, também tivemos um número considerável de imigrantes italianos vindos da Campania, segundo levantamentos a imigração campagnola trouxe cerca de 166 mil imigrantes para o Brasil, foi a segunda maior imigração italiana, ficando atrás somente da região do Vêneto com 356 mil imigrantes. 

Fatores de Expulsão

A vida não era fácil para quem vivia no sul da Itália que até hoje apresenta uma economia fortemente ligada à agricultura, muitas famílias viviam em um sistema de campesinato, trabalhando para grandes proprietários de terra sem perspectiva de serem donos da sua própria terra, além das condições econômicas outros fatores de expulsão foram as doenças como uma grande epidemia de cólera em 1880, sem contar os desastres naturais que também estimularam a emigração como terremotos e as ameaças de erupção, podendo destruir muitas cidades italianas.  

A região da Campania é famosa pela sua pizza napolitana – que tanto amamos -, pelas suas praias deslumbrantes da Costa Amalfitana e também pelos terríveis vulcões, sendo o mais conhecido Vesuvio e atualmente está se falando muito no mega vulcão Campi Flegrei, um conjunto vulcânico na região metropolitana de Nápoles que está dando sinais de atividade recente. 

Migração Interna

No sul da Itália também houveram migrações internas de pessoas que largaram a vida no campo para trabalhar nas cidades industrializadas, formando a força operária. Por isso é comum encontrar sobrenomes tipicamente do sul em diversas regiões do centro-corte da Itália.  

O Êxodo Continua

Até hoje o sul da Itália sofre com a emigração, pois infelizmente é pouco desenvolvida em comparação com o norte, fruto de uma política protecionista ligada a própria formação do Estado Italiano, mas também de fatores históricos ligados a distribuição de terra e das grandes famílias que dominavam estas regiões que preferiram continuar mantendo uma economia agrícola, sem investir em infraestrutura e modernização, tem um vídeo fantástico sobre o tema neste link: Perché il Sud è rimasto indietro? 

Sobrenomes da Campania

O sobrenome mais típico da Campania é Esposito, este é um sobrenome ligado às crianças abandonadas, chamadas em italiano de “esposti” ou “expositus” em latim, infelizmente eram muito comum o abandono de crianças na Itália, pois as famílias eram muito pobres e não tinham condições de manter os filhos. 

Se você tem um sobrenome de criança abandonada, isso não significa que o seu antepassado que emigrou era órfão, mas que em algum momento da história familiar, algum antepassado foi e transmitiu este sobrenome de geração em geração.

Saiba mais sobre a: ORIGEM DOS SOBRENOMES ITALIANOS

Na sequência de sobrenomes mais populares temos os sobrenomes Caiazzo, Annunziata e Scognamiglio, este último ligado à atividade de debulhar o milho. 

Sufixos Típicos da Campania

Uma característica dos sobrenomes da Campania, mas também de outras regiões do sul italiano é a terminação em (o). Outra particularidade são os sufixos (iello, uolo, illo, icchio), como: Picariello, Varricchio

Na Campania também aparecem sobrenomes com a preposição (De), como:  De Rosa, De Luca, D’Angelo e De Simone.

Sobrenomes de Apelidos

São muito presentes também sobrenomes de origem em apelidos sociais, como: Russo, Luongo, Riccio, Fusco, Peluso, Barbato, Caputo, Capuozzo, Pinto, Musella, Cozzolino, Palumbo, Tortora, Apicella, Caruso, Gargiulo, Capasso, Varriale e Coppola.

Sobrenomes por Província

A região da Campania possui 5 províncias e a seguir você verá os sobrenomes mais comuns em cada uma delas, segundo o site Cognomix:

>Província de Avellino – Campania

Os sobrenomes mais comuns na Província de Avellino são:

  1. Russo;
  2. Napolitano;
  3. Grasso;
  4. Iannaccone.
  5. Guerreiro.

>Província de Benevento – Campania

Os sobrenomes mais comuns na Província de Benevento são:

  1. De Luca;
  2. Romano;
  3. Russo;
  4. Maio;
  5. Varicchio.

>Província de Caserta – Campania

Os sobrenomes mais comuns na Província de Caserta são:

  1. Natale;
  2. Russo;
  3. Fusco;
  4. Farina;
  5. Rossi.

>Província de Napoli – Campania

Os sobrenomes mais comuns na Província de Napoli são:

  1. Esposito;
  2. Russo;
  3. Romano;
  4. De Rosa;
  5. De Luca.

>Província de Salerno – Campania

Os sobrenomes mais comuns na Província de Salerno são:

  1. Santoro;
  2. Giordano;
  3. Vicinanza;
  4. Russo;
  5. Esposito.

Espero que tenha curtido este artigo, comente aqui embaixo se a sua família é de origem campanhola. E quais são os sobrenomes italianos presentes na sua família que provém da Campania?

Um abraço e continue acompanhando o Italinha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *