Veja aqui algumas técnicas para encontrar os documentos dos seus antepassados italianos na Itália.
Acompanhe esse artigo onde eu vou te ensinar como você vai fazer a pesquisa genealógica para descobrir seus antepassados italianos, seja para o pedido de cidadania italiana, ou para descobrir as suas origens e enriquecer a história da sua família.
Antes eu quero dizer que se você gostar desse artigo deixe um comentário para apoiar o meu trabalho e compartilhe essas informações de valor.
Vamos começar!
Pesquisa genealógica familiar
A primeira coisa é iniciar a sua pesquisa genealógica entrevistando a sua família, se concentre nos seus parentes mais idôneos: avós, pais, tios. Se tiver bisavós vivos, aproveite essa oportunidade de falar com eles.
Pergunte sobre a infância, onde moravam, como era a vida deles naquela época, se eles conheciam e tinham contato com os avós, onde os avós viviam.
PESQUISA GENEALÓGICA PARA CIDADANIA
Demonstre interesse por descobrir o passado da sua família, não é apenas sobre os documentos, é a história da sua família, valorize o seu passado, mostre que você se importa.
Você vai se surpreender com a vida que eles tiveram, vai começar a ter mais empatia por alguns parentes e vai começar a se conhecer melhor também. É quase uma terapia!
Anote todas as informações que conseguir para validar depois através dos documentos.
Busca nas certidões
As certidões em inteiro teor dos seus antepassados podem revelar muitas informações, então leia com atenção cada uma delas, nas certidões de nascimento dos seus avós terá o nome dos pais (seus bisavós) e o nome dos avós (seus trisavós). Mesmo que o nome venha aportuguesado.
NOMES ITALIANOS APORTUGUESADOS
Preste atenção, às vezes nestas certidões tem alguma referência do local onde os pais e avós moravam.
E assim por diante, peça as certidões aos cartórios brasileiros e vá mapeando o que conseguir.
Pode ser que em alguma delas conste de qual Província o seus antepassados italianos vieram.
Cuidado com estas informações
Uma coisa muito comum é encontrar nas certidões a origem do seu antepassado que nasceu em Treviso, porém quando você vai pesquisar não encontra nada.
Isso porque era muito comum as pessoas declararem apenas o nome da Província em que viviam, ao invés de declarar o nome da cidade.
E como a província tem, no geral, o mesmo nome do capoluogo (capital provincial) as pessoas se confundem.
É o caso de Treviso, por exemplo, que tem a cidade de Treviso (comune), mas o nome Treviso também é referente à província de Treviso, que abrange 94 cidades italianas.
A maioria dos imigrantes italianos não moravam nas cidades principais, pois eram camponeses e habitavam a área rural, muitos moravam no que se chama frazione, que são pequenas localidades que não chegam a compor uma cidade e que acabam tendo a estrutura administrativa em uma cidade próxima. Nestes casos os registros civis ficam na cidade que atende essa frazione.
Então quando diz no documento que o antepassado veio de: Treviso, Rovigo, Padova, Ferrara, Ravenna, Modena, Bergamo, Pavia, Belluno, Verona, Vicenza, etc. Quer dizer que o seu antepassado italiano provavelmente tem origem em alguma cidade italiana que pertence aquela província.
É por isso que muitas pessoas se frustram quando enviam mensagens para as capitais e recebem como resposta que o documento não consta lá e não adianta sair disparando e-mails, porque o papel dos oficiais dos comuni não é fazer pesquisa (como acontece nos cartórios brasileiros) lá o trabalho deles é apenas emitir o documento.
Por isso, sua missão é conseguir encontrar o local exato onde nasceu o seu antepassado italiano através de mais informações.
Pesquisa no FamilySearch
O FamilySearch é um site com muita informação para quem sabe como explorar, você pode consultar os nomes dos seus antepassados nas árvores familiares e ver se alguém já criou alguma árvore genealógica que contenha o dado que você busca, entre nas fontes de cada indivíduo e pesquisa os documentos anexos.
COMO PESQUISAR NO FAMILYSEARCH
Além de diversas fontes que tem dentro do FamilySearch e que eu vou mencionar aqui como o RNE.
Lista de Passageiros
Outra fonte de informação são as listas de passageiros dos navios italianos que trouxeram estes imigrantes, ou os navios de cabotagem que fizeram o transporte interno entre os portos brasileiros.
Estas listas de passageiros dos navios ficavam armazenadas nos países de destino e o nome a se procurar era o do chefe de família, ou seja, quem era o adulto em idade de trabalho que representava aquela família.
As principais listas de bordo, ou listas de passageiros dos navios de imigração, se encontram no Museu de Imigração em São Paulo e no Arquivo Nacional – SIAN, muitos arquivos estão digitalizados e permitem consulta pública.
Mas, é possível pesquisar nos Arquivos Públicos Estaduais também.
Hospedarias de Imigrantes
Outro registro importante são as listas de imigrantes das hospedarias, onde os imigrantes ficavam ao chegar.
As principais hospedarias estão em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Registro Nacional de Estrangeiros – RNE
Também chamado de Cartão de Imigração, ou ainda de Modelo 19, foi um registro obrigatório para os estrangeiros que viviam no Brasil, instituído durante o governo de Getúlio Vargas através do Decreto 3010/1938, que vigorou entre 1939 e 1987.
Claro que nem todo mundo fez, até porque o presidente Getúlio Vargas nunca foi amigável com os estrangeiros, muito menos com os italianos, japoneses e alemães que viviam no Brasil, instaurando uma verdadeira política de perseguição e prendendo muitos italianos por falarem o seu próprio idioma.
Apesar disso, muitos estrangeiros fizeram o RNE naquela época e estes podem ser consultados no FamilySearch ou no Arquivo Público de São Paulo.
Registros Militares – Listas de Leva
Uma vez que você sabe ao menos qual é a província de onde veio o seu antepassado italiano, você pode pesquisar nos registros militares daquela província.
O recenseamento militar era obrigatório na Itália entre 1861 a 2005, lá você encontra dentro das Listas de Leva dois tipos de documento: Foglio Matricolare, para aqueles que compareceram no serviço militar, e a Lista dei renitenti, cadastrados que ainda não prestaram o serviço militar.
Você pode solicitar essa pesquisa a província no Archivio di Stato, ou então em alguns casos essas listas estão disponíveis online.
A pesquisa pode ser feita com o nome completo e ano de nascimento do seu antepassado, ou de algum parente do sexo masculino próximo: pai, tio, irmão, primo.
Vai depender das informações que você já levantou na sua árvore genealógica familiar.
O segredo é pesquisar muito
Você percebeu que a pesquisa genealógica é trabalhosa, o segredo é pesquisar bastante, muitas vezes a pesquisa vai além do antepassado em si, abrange também parentes próximos que podem ajudar o pesquisador a encontrar a origem da família na Itália.
Não é fácil, nem tudo está digitalizado, disponível e organizado para qualquer um consultar.
A organização das informações também é fundamental para que você não se perca no meio de tantos dados, datas, nomes e fontes de pesquisa.
Vá com fé e espero que este artigo te ajude a encontrar as informações que você precisa. Boa sorte!
Um abraço e se puder comenta aqui embaixo e compartilhe este artigo.
4 Comentários
25/02/2023
Gostei muito das informações relativas aos imigrantes.
27/02/2023
Muito obrigada Ivone!
17/11/2024
Oi Fernanda,
Meu Tataravô veio de Verona , Eugênio Suppi. Pode me ajudar com mais informações ?
18/11/2024
André, já tinha respondido sobre o sobrenome Suppi aqui nos comentários, então resgatei aqui: “no Piemonte existe a família Suppo, na província de Torino. Existe Suppa que é calabrese e Suppi que é veronese e muito raro. São poucos os Suppi na Itália, a maioria no Veneto mesmo, entre os comuni possíveis está o comune di Soave, famoso pelo vinho de mesmo nome.
Agora torço muito para que seu antepassado não seja de Soave, porque apesar de ser um comune absurdamente lindo, o município entrou na luta contra os descendentes, sendo o primeiro a criar taxas abusivas para inibir o reconhecimento da cidadania, 2 mil euros para o reconhecimento da cidadania no município ou para transcrever os documentos de decisões judiciais, 500 euros para pesquisa com dados completos e 1000 euros com algum dado incompleto.
Faça a pesquisa nos demais documentos do seu antepassado: certidões em inteiro teor aqui no Brasil, registro de estrangeiros, lista de passageiros, hospedarias, nas listas militares da Itália para definir qual é o comune de nascimento dos seus antepassados Suppi, quem sabe seja outro comune da província que não cobre pela emissão dos documentos.
Para aprender como fazer a pesquisa faça o nosso curso: ORIGEM ITALIANA
Um abraço