Hoje você vai ver como fazer a sua Tessera Sanitaria e com ela ter acesso ao sistema de saúde italiano o SSN – Sistema Sanitario Nazionale.
A Tessera Sanitaria também serve para ter acesso a assistência médica na União Européia e para acessar os serviços públicos na Itália. Ela é válida por 6 anos para cidadãos italianos, ou pelo período do visto para quem não é cidadão italiano.
É super simples pedir a Tessera Sanitaria então veja onde você deve ir e quais documentos você vai precisar abaixo.
Como fazer a Tessera Sanitaria?
Na Itália existem dois tipos de lugares que fazem a Tessera Sanitária a Azienda Socio Sanitaria Territoriale – ASST ou a Azienda Sanitaria Locale – ASL, aqui na Brescia fica a cargo da ASST, pode ser que em outras cidades seja na ASL.
Para fazer a Tessera Sanitaria é preciso que o cidadão seja residente e que leve consigo os originais e as cópias dos seguintes documentos:
- Codice Fiscale;
- Certificato di Residenza ou autocertificação de residência (autocertificação só para cidadãos italianos);
- Documento di Identità;*
- Tessera Sanitaria antiga.**
*No meu caso, como eu não sou cidadã italiana ainda, levei o passaporte brasileiro e o permesso di soggiorno (visto de permanência).
**Só para quem vai mudar de região e quer transferir a Tessera Sanitaria é preciso levar também o documento antigo.
Para recém nascidos os pais devem preencher uma auto-certificação atestando o nascimento da criança, a composição familiar e o Codice Fiscale do recém nascido.
Após realizar a sua inscrição na unidade regional você receberá um papel com seus dados e com ele já poderá acessar ao sistema de saúde, enquanto a sua carteirinha chegará pelos correios posteriormente.
Médico de Família
Aqui na Itália quando você faz a sua Tessera Sanitaria escolhe o seu médico de família (Clínico Geral) que geralmente atende em uma região próxima a sua residência. Esse médico irá acompanhar o histórico de saúde de cada família e encaminhar o paciente para outras especialidades.
Atendimento em outra região
Caso o cidadão italiano precise usar o serviço médico em uma região diversa daquela em que está inscrito, ele pode acessar o sistema de saúde pagando uma pequena taxa pela consulta de 20 euros para consulta ambulatorial com o Clínico Geral ou de 35 euros para consulta domiciliar. Ou ainda, 35 euros para o Pediatra na consulta ambulatorial e 45 euros na visita domiciliar.
Tendo direito ao reembolso, apresentando o comprovante de pagamento no ATS – Agenzia di Tutela della Salute da sua região.
E em caso de emergência qualquer cidadão poderá se apresentar no Pronto Socorro regional.