Olá a todos, hoje vamos falar sobre animais de estimação na Itália, como fazer o registro do seu pet no Anagrafe e ainda como fazer o passaporte animal para viajar com seu pet.
Como eu já contei aqui anteriormente, eu e meu marido começamos o processo de mudança para a Itália em 2021. Em Maio de 2022 voltamos para o Brasil buscar os nossos gatos, que chegaram aqui na Itália no finalzinho de Abril.
Você pode conferir mais detalhes nos artigos:
COMO LEVAR SEU PET PARA EUROPA
VIAJAR COM OS PET’S PARA ITÁLIA
No primeiro artigo você vai ler sobre a documentação necessária para viajar com os animais, os processos desde a microchipagem até o embarque com os pets. E no segundo é a nossa experiência de embarque com os gatos e a adaptação aqui na Itália.
O que fazer na chegada a Itália
Quando chegamos a Itália não foi necessário apresentar nenhum documento dos gatos no aeroporto, a documentação foi exigida antes do embarque no Brasil, quando chegamos em solo italiano apresentamos apenas os nossos documentos na imigração, que no nosso caso já éramos residentes na Itália.
Aqui na Itália você é obrigado a manter o registro do seu cachorro ou gato no Anagrafe per Animali d’ Affezione, os animais ficam registrados como residentes e devem conter um microchip que informe os dados do animal, do tutor, o endereço de residência e os dados de contato do tutor. Assim se o animal fugir e for encontrado o tutor será rapidamente notificado.
É necessário registrar o seu animal de estimação em até 15 dias da chegada na Itália, esse é o prazo previsto para informar sobre a mudança de residência do animal. (legge n. 281 del 1991)
Como registrar o pet na Itália
Para registrar o pet na Itália você precisa agendar no Anagrafe per Animali d’ Affezione da sua região, no caso eu moro na Lombardia e tentei enviar um e-mail PEC em todos os e-mails informados, mas não responderam.
Porém, quando liguei para fazer o agendamento, marcaram para o dia seguinte.
Onde registrar o pet
O ideal é pesquisar no Google com o nome Anagrafe Animali + (nome da cidade), na Brescia o site do comune informa que o animal pode ser registrado em qualquer veterinário credenciado a Agenzia di Tutela della Salute (ATS), ou no Canile sanitario di Brescia.
Eu optei pelo canil sanitário, onde os veterinários foram super amáveis e ficaram impressionados com a organização da pasta de documentos que a veterinária preparou no Brasil.
O que levar
Eu levei os gatos e a pasta com os dados de vacinação, teste de anticorpos, microchip, atestado veterinário, atestado VIGIAGRO (CVI).
Em Treviso uma amiga que também foi registrar seus animais não precisou levar os gatos, apenas o cachorro teve que ir até o canil sanitário.
Já na Brescia me informaram por telefone que eu deveria levar os gatos para o registro.
Passaporte Pet na Europa
Aproveitei a viagem para fazer o passaporte dos gatos.
Que chic! Eu nem tinha conseguido dar entrada na minha cidadania, mas meus gatos iriam ter passaporte europeu.
Aqui na Europa é obrigatório ter o passaporte pet para viajar com os bichanos pela União Europeia (Regulamento UE n.576/2013). E vai que eu resolvo levar os gatos para conhecer Paris né?!
Na UE animal só pode viajar com o tutor ou com a autorização do tutor, sendo no máximo 5 bichinhos por tutor.
Custo do registro e do passaporte
Aqui na Brescia eu paguei 7 euros por cada registro. Já o passaporte animal foi de 20 euros cada um. Além de uma taxinha sei lá do que de 1,08 euros, totalizando 55,08 euros para os dois gatos.
Mantenha a vacina em dia
Sabe todo aquele processo de análise do sangue do seu pet antes de viajar? Então, você não precisa fazer isso uma segunda vez com o seu pet se manter a vacinação anti rábica em dia.
Na hora de viajar e levar seu pet para o Brasil, por exemplo, tudo o que você vai precisar é do certificado veterinário e da vacinação em dia. Se voltar dentro de 30 dias para Itália não precisa fazer nada, agora se voltar depois de 30 dias precisa emitir o certificado veterinário e o CVI no Brasil novamente.
É importante manter a vacinação em dia (anual) para evitar ter que fazer a análise dos anticorpos novamente. (que é caro e sofrido para os bichinhos).
ATUALIZAÇÃO: Acabei de retornar com meus gatos do veterinário, fui fazer a vacinação anual deles que vencia agora em Outubro, marquei pela internet no site de uma clínica veterinária que achei no Google, li os reviews da empresa e eram ótimos. Marcaram a consulta na mesma semana e a vacinação aqui na Brescia saiu 50 euros cada, já com o IVA incluso. Tive que levar o passaporte deles para a doutora inserir a etiqueta da vacina, sorte que eu fiz!
Ahhhhh… seguinte, a vacina anti-rábica na Europa vale por 3 anos, mas no Brasil vale 1 ano só, então como existe a possibilidade de eu visitar o Brasil e levar os gatos comigo, eles já estão com a vacina em dia para o padrão brasileiro.
Cuidados Extras
O registro do seu animal de estimação já é uma forma de precaução caso o seu animal fuja ou seja furtado, com o registro no Anagrafe Animali, qualquer pessoa que encontrar seu pet poderá consultar o seu endereço através do microchip em qualquer veterinário.
Como forma extra de precaução você pode acessar a base de dados do Microchip, no caso dos meus gatos o Microchip da Virbac, onde você entra no site para registrar o seu pet, mantendo os seus dados atualizados.
Responsabilidade do Tutor
Outra coisa, o registro do seu animal de estimação serve para evitar o abandono de animais, aqui na Europa o tutor deve zelar pelo seu animal de estimação.
É obrigatório manter o endereço atualizado, informar o Anagrafe quando o seu animal vier a falecer, quando se doa o animal, ou para fazer a transferência de tutor.
É isso, qualquer dúvida ou comentário escreva aqui abaixo.
Um grande abraço, que você seja muito feliz com seu pet aqui na Itália ou na Europa e até o próximo artigo do Italinha.
10 Comentários
08/12/2022
Muito obrigada por esse post, estou no processo de trazer meus 2 gatinhos para a Itália, mas não sabia como dar entrada deles aqui na Itália, muito obrigada mesmo.
09/12/2022
Obrigada Emanuela. Te desejo uma ótima jornada de mudança para Itália e que você e sua família sejam muito felizes aqui!
06/01/2023
Estou na italia fazendo meu reconhecimento e cheguei aqui em set/2022 mas nao fiz os tramites do pet (eu achava que fazia somente apos a cidadania reconhecida) sabe me dizer como regularizar passado esses 15 dias que citou no artigo? E se tem algum problema ter passado este prazo. Obrigado
06/01/2023
Olá Thiago, tudo bem?! Então diz que tem 15 dias, mas na prática dá para registrar depois. Eu registrei com mais de 15 dias no Canil Sanitário sem nenhum problema.
13/07/2023
Olá Fernanda! Tudo bem? Você saberia me informar como é o processo para retornar ao Brasil com os animais? Eu só acho informações confusas… Primeiro achei falando da necessidade do país de origem (no caso Itália) emitir um CVI que preciso apresentar, mas não sei quem é o órgão responsável pela emissão aqui na Itália. Fala também do antiparasitários internos e externos 15 dias antes da viagem e um atestado médico. Você sabe me ajudar principalmente com essa dúvida do CVI por favor? Obrigada!
14/07/2023
O órgão que você deve acompanhar é o Vigiagro:
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/entrar-no-brasil
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/transito-animal/arquivos-transito-internacional/RequisitossanitriosparaingressaraoBrasilINMAPAN5de7defevereirode2013.pdf
https://www.salute.gov.it/portale/temi/documenti/veterinariaInternazionale/BRA-AV-01.pdf
https://www.anmvioggi.it/images/IMMAGINE/IL_MODELLO_DI_CERTIFICATO_in_doppia_lingua.pdf (MODELO CVI)
Pelo que entendi para entrar no Brasil o animal precisa ter uma identificação e se for microchip tem que ser padrão ISO 11784 ou ISO 11785.
Me parece que só precisa ter a vacina contra raiva em dia (dentro de 1 ano de validade para o BR), mas ficou confusa essa parte, de fato não sei se essa a imunização que fala no texto inclui o exame de anti-corpos.
O veterinário da ASL na Itália me disse que se o animal já tem que ter o exame de anticorpos feito, só precisa estar com a vacinação em dia (1 ano de validade), segundo ele se perder a data de vacinação teria que realizar um outro exame de anticorpos, que é aquele rolo que eu descrevi no outro post. Por isso, eu mantive os gatos com a vacina em dia.
Antes do embarque para o Brasil:
– 15 dias antes o animal deverá tomar um medicamento anti-pulga (Frontline, Bravecto, etc) dura 12 semanas/
– E uma ampola e um vermífugo (Virbac Endogard ou outro).
– O Brasil não exige quarentena.
– A nossa veterinária fez um exame de sangue de FELV e FIV por garantia para entrada na Europa.
– 10 dias antes ele deverá receber um certificado veterinário atestando a saúde do animal (veterinário cadastrado na ASL), pelo que eu entendi é o próprio veterinário que assina o CVI também. Cidadãos UE devem registrar o documento na Prefettura.
PESQUISE AQUI O VETERINÁRIO CADASTRADO NA ASL: https://www.salute.gov.it/anagcaninapublic_new/AdapterHTTP
Você pode permanecer 60 dias no Brasil com o animal e retornar para a Europa SEM ter que passar no veterinário para emitir um novo atestado de saúde e fazer o agendamento no VIGIAGRO (só em caso de retorno para Europa).
Tem outras regras especificas para animais de menos de 90 dias de vida.
O passaporte animal Europeu não vale para o Brasil.
Animais no caso felinos e caninos, outros é necessário consultar o VIGIAGRO.
Não precisa agendar nada no aeroporto.
Mas, precisa verificar com a companhia aérea os procedimentos para transporte animal.
Talvez se for sair por outro país da UE precise do passaporte animal para viagem interna.
27/09/2023
Oii, achei bem completa sua matéria, ajudou bastante, estou na Itália e preciso tirar o passaporte dele. Por acaso você saberia sobre o retorno ao Brasil após o período do cvi? A vigiagro me falou que preciso procurar a vigilância sanitária na Itália, estou perdidinha kk
30/09/2023
Obrigada Isabella. Estou exatamente nessa fase de fazer uma viagem para o Brasil, levei eles na veterinária essa semana vacinar. Os requisitos são semelhantes, mas se eles já tem microchip e são testados, a primeira coisa é manter a vacinação em dia (não passar de 1 ano) para não ter que refazer o exame de anticorpos no sangue.
(15 DIAS ANTES) A veterinária vai aplicar o ANTI-VERMES e o ANTI-PULGAS 15 dias antes da viagem, aquele que dura uns 3 meses da Bravecto ou similar.
(9 – 7 DIAS ANTES) Entre 9 a 7 dias antes de embarcar para o Brasil tem que tirar o CVI – (certificato veterinario internazionale) na Agenzia di Tutela della Salute (ATS), o ideal é agendar. (*Rilascio Certificato sanitario per l’esportazione di cani e gatti e furetti al seguito di viaggiatori erogate presso il Canile Sanitario esclusivamente previo APPUNTAMENTO)
CVI: https://www.salute.gov.it/portale/temi/documenti/veterinariaInternazionale/BRA-AV-01.pdf
Eu vou deixar as instruções do ATS da Brescia: https://www.ats-brescia.it/movimenti-a-carattere-non-commerciale-a-seguito-del-proprietario-di-cani-gatti-e-furetti
Outro órgão a se consultar é o VIGIAGRO do Brasil, para a entrada de animais, o Brasil não aceita o passaporte animal europeu.
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/entrar-no-brasilhttps://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/entrar-no-brasil
Agora em Novembro eu vou fazer esse processo e faço um novo post aqui com mais detalhes.
07/04/2024
Olá!
Uma dúvida: então mesmo a vacina anti-rabica na Itália ter validade de 3 anos, eu preciso continuar vacinado anualmente meus gatos pra manter o exame de sorologia válido?
Não entendi essa parte 🤓
10/04/2024
Se você quiser viajar com seus gatos para o Brasil, a regra do Brasil é a vacina anti-rabica válida por 1 ano.