Não deixe a Tessera Sanitaria para depois

Não deixe a Tessera Sanitaria para depois

Olá, eu me chamo Fernanda e nessa série do Italinha eu conto a minha experiência ao mudar para Itália, hoje é dia de contar os perrengues e de te alertar sobre a importância da Tessera Sanitaria. 

Se arrependimento matasse

Eu já estava na Itália desde Dezembro de 2021, aluguei o apartamento em Fevereiro e fiz minha residência em Março de 2022, mas ainda não tinha ido atrás de fazer a Tessera Sanitaria, tinha tanta coisa para resolver: mobiliar o apartamento, ir ao Brasil buscar os gatos, se organizar no trabalho e ainda fazer o meu Permesso di Soggiorno. 

Viajamos para o Brasil em Abril e nessa ida eu e meu marido aproveitamos o plano de saúde para fazer vários exames de saúde, como eu contei aqui no Italinha eu fiz 2 cirurgias pouco antes de me mudar para a Itália.

Retornamos à Itália no dia 30 de Abril, tudo certo com nossos exames, saúde ótima, apenas alguns (muitos) quilos a mais que ganhamos durante a mudança. 

Trouxe comigo um kit farmácia com: Paracetamol, Tylenol Sinus (sinusite), AAS, Xarelto (circulação), Epocler, Figatil, Miosan (relaxante muscular), Cystex (infecção urinária), colírios, pomada Nebacetin (queimadura, feridas) e uma pomada Ad.muc (gengiva). Só o que realmente a gente usava com mais regularidade. 

Retomamos a rotina de trabalho, enquanto tentava dar entrada na minha cidadania e nada de ir fazer a carteirinha de saúde. 

Até o dia em que eu passei muito mal do fígado, fiquei “baleada” e os poucos comprimidos de Figatil que restaram não deram conta do recado. 

Se arrependimento matasse eu estaria mortinha da silva!

Porquê eu não fui fazer a bendita da Tessera Sanitaria antes?!

Por que eu não trouxe uma mala de chá de boldo?!

Acabei recorrendo a um xarope italiano de alcachofra e mais sei lá quantas ervas, também mudei radicalmente a alimentação até me recuperar totalmente da intoxicação no fígado.

Depois do susto, eu e o Mauricio nos organizamos para finalmente ir atrás de fazer a Tessera Sanitaria.

A verdade é que estávamos tão calejados da burocracia italiana que fomos deixando para depois.

E no final foi muito simples e rápido de fazer a carteirinha de saúde italiana. 

Fiz um guia para você aqui: PASSO A PASSO DA TESSERA SANITARIA AQUI

A minha dica é: não deixe para depois.

Faça a Tessera Sanitária o quanto antes, pois você estará em um novo país, sem ninguém para te auxiliar, sem parentes para cuidar de você e é extremamente importante que você tenha acesso ao sistema de saúde. 

Outra coisa que fizemos foi um seguro de vida do Mauricio, agora caso alguma coisa aconteça eu tenho uma segurança financeira emergencial. 

Além disso, salvamos o número da emergência no celular e baixamos um aplicativo de táxi, pois aqui na Itália não tem UBER, tudo para estarmos preparados em caso de emergência. 

A ironia é que só na hora que as coisas dão errado a gente percebe o quanto é importante se precaver.

É aquela história, uns aprendem pela dor e outros pelo exemplo, neste caso eu aprendi pela dor para que você possa aprender pelo exemplo. 

Um abraço e até o próximo post do Italinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *