Bem vindo (a) ao Italinha e hoje eu quero contar um pedacinho da história da Família Bosello.
Meus agradecimentos especiais ao Cledson Gahio, Albino Dalla Vecchia, Aldo Bosello e a Genésio Bosello, que me ajudaram a levantar mais da história da família Bosello e também a Ida Bosello que fez parte dessa reconstrução genealógica que hoje compartilho aqui.
Vou iniciar mostrando a minha relação com a Família Bosello, sou filha de Dilva Fernandes, neta de Delinda Nandi, bisneta de Virginia Bosello, trineta de Giovanni Silvestre Bosello, tetraneta de Ferdinando Bosello e pentaneta de Dionisio Bosello.
Foi tentando encontrar o sobrenome correto de Virginia Bosello que comecei a pesquisar a família Bosello e conheci muitos membros da família.
A chegada da família Bosello ao Brasil
Diferente da família Nandi, onde todos eram analfabetos, camponeses e viviam na Província de Treviso, a família Bosello era um pouco mais instruída e habitava em uma casa grande na Via Grande número 87, em Massanzago, Província de Padova. Onde a família de Giovanni dividia o espaço com a família de seu irmão Pietro Paolo Bosello.
Giovanni Silvestri Bosello, nascido em 2 de Maio de 1858, era pedreiro e sua esposa Angela Marcon era costureira, ambos tinham profissões que não estavam ligadas ao campo.
Massanzago é uma cidade curiosa, apesar de ser pouco conhecida, ela possui uma arquitetura riquíssima abrigando casarões imponentes como a Villa Baglioni, a Villa Zorzi-Silvestri-Malvestio e Zeminiana e a Villa Savardo-Vittadello.
Quem sabe Giovanni (filho de Ferdinando Bosello e Rosa Coletto) e Angela (filha de Luigi Marcon e Virginia Zorzi) fossem funcionários em alguns desses casarões, já que não trabalhavam no campo. É uma possibilidade.
O que de fato sabemos sobre eles:
Em 7 de Maio de 1886 o casal teve um filho chamado Gottardo, natimorto, sepultado na Itália.
Não se sabe o motivo da partida mas, em 1891 Giovanni partiu com sua esposa Angela e os filhos:
- Vittoria;
- Giuseppe Albino;
- Anna, nascida em 6 de Setembro de 1884;
- Anselmo, nascido em 1888;
- e Maria, nascida em 1890.
Saindo do porto de Gênova no Vapor Giava rumo ao Brasil.
Possivelmente após uma longa travessia pelo Rio Pó.
O navio atracou no Rio de Janeiro dia 29 de Outubro de 1891, onde a família Bosello sofreu uma grande perda, infelizmente a filha Maria, que tinha apenas 1 ano, não aguentou a viagem e faleceu. Ela foi sepultada no Cemitério de Ilha das Flores no RJ.
Os Bosello ficaram hospedados no Rio de janeiro até o dia 13 de Dezembro de 1891, quando partiram rumo ao Desterro (atual Florianópolis), chegando no dia 19 de Dezembro de 1891.
De lá seguiram para um barracão onde foram recepcionados pelas autoridades brasileiras, se instalando posteriormente em na localidade de 13 de Maio – SC, onde tiveram uma filha chamada Virginia Bosello – minha bisavó – que se casa com Giuseppe Bortolo Nandi, ou Jesué Nandi, como ficou nome no registro póstumo de nascimento .
A família Bosello viveu em Treze de Maio até 1920, se sabe que uma parte da família mudou-se para uma região chamada Volta Grande em SC.
“Na época Volta Grande era um pequeno distrito de Araranguá, que em 1948 passou a ser distrito de Turvo e em 1955 passa a ser o município de Jacinto Machado. Lá Giovanni Bosello e filho Albino Bosello fundaram a comunidade do último Rio e construíram a Igreja de Santa Luzia.
Hoje, a via que liga as comunidades de Último Rio e Água Branca, em Jacinto Machado, chama-se Rod. Albino Bosello. Giovanni Bosello foi homenageado com uma rua na Bairro Jardim Azaléia.
A mesma época que Albino Bosello migrou para Jacinto Machado, o irmão Anselmo migrou para o Município de Grão Pará. Hj muitos netos ainda moram lá, no distrito de Aiurê.” (Albino Dalla Vecchia)
Complementando, no município de Turvo existe ainda uma rua em homenagem a Giovanni Bosello, já em Jacinto Machado, há uma rua chamada Lídio Bozelo. O que evidencia a passagem da família Bosello por lá.
Giovanni Bosello faleceu em Jacinto Machado no dia 13 de Dezembro de 1944, com 62 anos de idade, deixando os filhos: Albino, Vittoria, Maria (faleceu no navio), Anselmo e Virginia. *Faltando a filha Anna na certidão de óbito e o filho falecido Gottardo.
Á árvore da família Bosello você encontra em:
https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GQMT-SWR
Virginia Bosello
Pouco sei sobre meus bisavós maternos, nunca conversei com minha avó sobre seus pais, nem sobre a sua história – o que me arrependo imensamente.
Infelizmente nem minha mãe, Dilva Fernandes, pode conviver com seus avós Virginia e Jesué, pois em sua infância eles moravam em Medianeira – PR e minha mãe residia em Celso Ramos – SC.
Porém, minha pesquisa genealógica trouxe algumas boas descobertas:
Sei que o irmão de Virginia, Giuseppe Albino Bosello, se casou com Anna Stella Nandi, que era irmã de Jesué Nandi. Então ambas as famílias deveriam ser próximas.
Também na década de 1920, a família Bosello se mudou para Volta Grande e que o casal foi junto, pois minha avó nasceu nas proximidades em Araranguá – SC, enquanto o restante da família Nandi permaneceu em Treze de Maio – SC.
Virginia Bosello e Jesué Nandi se casaram em 18 de Abril de 1910 na Igreja Matriz de Azambuja e no civil em 20 de janeiro de 1914 em Tubarão, Santa Catarina. Ela nascida aproximadamente em 1893 em Treze de Maio – SC, filha de Giovanni Silvestre Bosello e Angela Marcon.
Juntos tiveram os seguintes filhos:
- Angelina, nascida em 1911 em Treze de Maio – SC;
- João, nascido em 1912, em Treze de Maio – SC;
- Frederico, nascido em 15 de Abril de 1914 em Treze de Maio – SC
- Adelinda, nascido em 14 de Março de 1916 em Treze de Maio – SC;
- Luiz, nascido em 12 de Janeiro de 1919 em Treze de Maio – SC;
- Delinda, nascida em 29 de Março de 1923 em Araranguá – SC.
Após morarem em Volta Grande, no município de Araranguá – SC, Giosué e Virgínia se mudam para Medianeira no Paraná, provavelmente junto com o filho Luiz.
No dia 15 de Julho de 1915 faleceu Jesué Nandi em Medianeira – PR, com 76 anos de idade, onde consta que deixou a esposa e 8 filhos. Verginia faleceu anos mais tarde também em Medianeira – PR.
Se você também quer publicar sua história aqui no Italinha mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço e até o próximo post.
6 Comentários
06/02/2023
Giovanni Silvestri Bosello, nascido em 2 de Maio de 1992, era “pedreiro” e sua esposa Angela Marcon era “costureira” , ambos tinham profissões que não estavam ligadas ao campo.
07/07/2023
Que história sensacional! Sou neta de uma Bozello. Minha nona se chamava Amabile Bozello. Ela era filha de Anselmo Bozello . Ela se criou em Treze de maio. Se casou com André Vettoretti. Teve 9 filhos entre eles meu pai André Vettoretti filho. Fico muito feliz em saber um pouco mais sobre a história dela . Ela faleceu a mais de 30 anos. Ela morreu com 88 anos. Meu pai ainda é vivo e está com 81 anos graças a Deus.
10/07/2023
Que legal Valdinéia, aproveito e deixo o convite para que você confira a ramificação da Amabile na árvore da família Bosello no site do FamilySearch, vou deixar o número do ID pra você: G43B-4YF
Tem os alguns filhos, mas não tem o seu pai, através do seu pai você pode acrescentar novos familiares e até enriquecer com fotos e documentos a genealogia da família. Um abraço.
07/11/2023
É lindo seu trabalho. Sou da Família Rugani. Meu Bisavô Jesualdo e meu avô Ernesto Giovanni Rugani – no Brasil com sua naturalização passou a ser Ernesto Rugani. Tenho muito orgulho de meus antepassados.
Um grande abraço.
08/11/2023
Olá Antonio, fico feliz em ter compartilhado sua história aqui. Obrigada!
04/01/2024
Giovanni Silvestro Bosello
nascido em 2858 e falecido em
1944 com 86 de idade.