Cultura Italiana: Dia da Befana

Cultura Italiana: Dia da Befana

Hoje é dia de falar sobre cultura italiana e aqui no dia 6 do mês de Janeiro se comemora tanto o Dia de Reis como o Dia da Befana. E quem é a Befana?

A Befana é uma idosa muito simpática, personagem do folclore italiano, que voa em uma vassoura velha e que na noite do 5 para o 6 de Janeiro, noite da Epifania, visita as crianças, deixando presentes para aquelas que se comportaram, ou então colocando carvão nas meias penduradas na lareira.

A Befana é o papai noel das crianças italianas! 

arvore da cidadania italiana

Origem da Befana

A Befana se origina em rituais pagãos do séc. X a.C – VI a.C, provavelmente de origem celta que se espalhou de norte a sul da Itália, se tornando popular entre os romanos que anexaram o folclore ao calendário romano marcando o final do ano solar, o solstício de inverno.

Já existia na mitologia romana a figura feminina que voa em uma vassoura sobre os campos para trazer prosperidade, que para alguns inicia com a deusa Diana, protetora da natureza, e para outros com Sátia, deusa da saciedade, ou Abundia, deusa da abundância. 

«Oh Befana Befanina

Fai ben piena la calzina!

Non badare ai capriccetti

Porta bambole e confetti!»

«La Befana vien di notte

con le scarpe tutte rotte

con le toppe alla sottana

viva viva la Befana!»

(Cântico Italiano da Befana)

Também se cogita que a lenda da Befana esteja ligada a outro costume romano, a celebração a Janus e Strenia, festa que acontecia no inverno e onde as pessoas trocavam presentes. 

A teoria mais aceita sobre a origem da Befana seria a da deusa celta Berchta ou Perchta, que representaria uma figura feminina invernal, velha de cabelos brancos, nariz comprido, corcunda, maltrapilha, que pairava pelos campos sob uma vassoura levando a fertilidade.  

Após a condenação de rituais pagãos pela Igreja Católica, essa personagem perdeu suas características originais e se tornou uma figura folclórica que mais se assemelha a uma bruxa simpática. 

Befana de Mussolini

Até o fascismo aderiu à comemoração do Dia da Befana, celebrando o momento com a doação de presentes às famílias carentes, chamado de Natale del Duce ou Befana del Duce. Após a queda do regime fascista, a doação de brinquedos continuou a ser realizada pela República Social Italiana. 

A Befana vem à noite

O fato é que o dia da Befana, 6 de Janeiro, é o mais esperado pelas crianças italianas, pois é o dia de receber e abrir os presentes de Natal. Assim como São Nicolau (Papai Noel), quem traz os presentes no Natal italiano é a Befana e ela vem à noite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *