Ceia de Natal Italiana

Ceia de Natal Italiana

Esse vai ser meu segundo Natal aqui na Itália, então resolvi preparar esse artigo especial sobre a ceia de Natal italiana. Vamos descobrir juntos o que os italianos comem nessa data especial que é super representativa, pois reúne os 3 elementos principais da cultura italiana: família, fé e muita comida boa!

Ano passado nessa época nós estávamos de mudança para Itália e passamos o Natal no hotel em Desenzano del Garda, por um acidente do destino – uma inundação no nosso quarto – conhecemos um casal brasileiro hospedado no mesmo andar do hotel e foi com eles que passamos nosso primeiro Natal italiano. 

Naquela ocasião celebramos o Natal com um cuscuz estilo árabe que eu adoro fazer e vai muita uva passa, amêndoas, damascos secos e muita, mas muita salsinha.  

arvore da cidadania italiana

Este ano temos muito a celebrar, completamos o nosso primeiro ano morando na Itália, conseguimos alugar o nosso apartamento e eu me tornei oficialmente cidadã italiana.

Por isso, este menu de Natal 2022 tem que ser especial.

Então vem conosco conhecer o que os italianos comem no Natal. 

A Ceia de Natal na Itália

Vou começar dizendo que aqui na Itália comer é um verdadeiro ritual, tem drink para abrir o apetite, antepasto, o primeiro prato feito com massa, o segundo prato de carne e legumes, a sobremesa, o café e ainda um licor digestivo para encerrar a comilança. 

O ideal é que assim que os convidados cheguem os antepastos já estejam servidos para ir beliscando até a hora da refeição. É uma regra de etiqueta italiana!

ceia de natal italia
Antepasto italiano

A ceia de Natal é muito diversa na Itália, cada região, cada província italiana, vai ter o seu menu de Natal tradicional, com os produtos da estação e produzidos naquele local. 

Na véspera de Natal geralmente se come uma refeição leve e a ceia mesmo fica por conta do dia 25 de Dezembro, quando a família se reúne para celebrar o Natal.

A seguir você verá um apanhado geral de pratos típicos da ceia de Natal italiana. 

Pratos típicos do Natal na Itália

Aqui na Lombardia, onde eu moro, a salada Russa (semelhante a nossa maionese de batatas) faz muito sucesso no antepasto. As entradas também podem incluir salames, queijos, geléias, mel, crostinis, crostatas, canapés, pães, folhados, patês, frutas da estação e receitas feitas com os produtos típicos. Nas regiões litorâneas os petiscos levam bolinhos de peixes e frutos do mar, sardinhas e frituras.

Como aqui o Natal acontece durante o inverno, as ceias de Natal podem incluir no primeiro prato pequenas massas regionais imersas em um bom caldo quente (tortellini, marubini, cappelletti, agnolini, casoncelli), assim como sopas e cremes (abóbora, grão de bico, cogumelos) e risotos. Massas recheadas, polenta com ragú, lasanha de cogumelos e pastas regionais. 

Já como segundo prato aparece o cappone ripieno, que é o galo castrado ainda jovem para engordar, recheado com carne, frutas secas e amêndoas. Ele é servido com batatas assadas ou com insalata di nervetti, uma salada feita com a pata do vitelo, cebola, salsinha, vinagre e pimentões. Os italianos também fazem o peru recheado, como nós no Brasil (sem farofa é claro), mas eles colocam farinha de pão para absorver os líquidos. 

Outra opção para o segundo prato é o cotechino, uma carne de porco cozinha que se assemelha a um presunto, talvez ao nosso tender, mas sem o defumado. Ele vem em caixinhas longa vida e tem muito para vender no mercado. O cotechino é servido com lentilhas, purê de batatas, ou então com a mostarda mantovana, que são frutas e verduras em conserva com um molho agridoce picante à base de mosto de uva, mostarda e mel. 

Temos ainda o pernil de vitelo e outras carnes com molho, servidas com purê de batatas ou feijão branco. Já nas regiões litorâneas se come o bacalhau e outros peixes que podem ser servidos com molho.  

Na sobremesa os tradicionais panetone e pandoro, que podem ainda ser recheados e decorados para o Natal.

Muita gente usa o pandoro de base para outras sobremesas, como se fosse um pão de ló. 

Temos ainda o torrone, compotas de frutas, o Panforte, uma espécie de bolo mais espesso condimentado com frutas secas, nozes, castanhas e chocolate. Além de tortas recheadas com nozes, maçãs e peras que são produtos facilmente encontrados nesta época do ano. E frutas frescas da estação que são servidas durante a sobremesa.  

O famoso Tronchetto di Natale, que é um bolo em formato de tronco de árvore, geralmente recheado de chocolate e avelãs. E muitas gelaterias preparam tortas geladas para compensar a redução do movimento no inverno. 

Em Nápoles tem o tradicional Struffoli, que são massinhas fritas mergulhadas no mel e enfeitadas com frutas cristalizadas e confeitos coloridos. 

Doce tradicional de Nápoles, Struffoli.

No geral, percebi nas sobremesas italianas se usa muito o creme de confeiteiro, condimentado com baunilha e/ou limão siciliano; além do creme de avelã; o creme de pistache; o Mascarpone; ou ainda o creme de ricota. Algumas regiões usam essências de laranja ou de amêndoas; ou ainda no caso do Tiramissù é usado o vinho Marsala. As frutas secas da Itália são divinas (e olha que eu odiava isso). E tem muitas receitas que parecem estar num limbo entre um bolo e um biscoito, levando muitas amêndoas na massa, por isso são massas pesadas.

Claro que são muitas as receitas de Natal, cada região cultiva as suas receitas tradicionais, feitas com ingredientes locais. Os italianos realmente valorizam consumir os produtos da região deles. São bem saudosistas com as receitas tradicionais da nonna.

Como eu gostaria de experimentar tudo 🙂   

Este ano, além de receitas italianas eu quero aproveitar para ter uma lembrança do Brasil, estou à procura de uma farofa e já achei uma fábrica de pão de queijos aqui no Vêneto. Parece que eu estou ficando saudosista também.

E você qual receita está preparando para este Natal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *